30.3 C
Manaus
terça-feira, novembro 5, 2024

Especialista estima subida do dólar caso Trump seja eleito presidente dos EUA

Eleições americanas acontecem nesta terça-feira, com a disputa de Donald Trump e Kamala Harris

Por

O analista político Silvio Cascione, diretor da Eurasia Group no Brasil, estimou nesta terça-feira, 5, a subida do dólar caso Donald Trump seja eleito, novamente, presidente dos Estados Unidos. Já quanto à Kamala Harris, se eleita primeira mulher americana da história, a expectativa é que a política tenha baixo poder no Congresso.

“No caso de uma vitória do ex-presidente Trump, é claro que a relação bilateral tende a ficar mais difícil, mas o que mais preocupa é o impacto das políticas do Trump sobre as políticas americanas, os mercados internacionais e como isso pode afetar a segunda metade do governo Lula no Brasil”, declarou.

Veja também: Donald Trump vota nos Estados Unidos e afirma estar confiante sobre as Eleições

Segundo o especialista, o conjunto de políticas e as promessas de Donald Trump sobre a imigração, tarifas comerciais, indicam o aumento da inflação, que devem aumentar custos  e os preços nos Estados Unidos.

“Isso, em um ambiente de mais inflação, mais juros, vai dificultar o trabalho do Banco Central no Brasil para diminuir os custos, vai diminuir o espaço no Brasil para o governo conduzir a política econômica. E a gente já está vivendo um período bem delicado de dúvida sobre a política fiscal. Com a instabilidade no mercado, o dólar pode subir ainda mais se Trump for eleito e executar, ainda que só uma parte, das promessas que estão sendo feitas na campanha”, estimou.

Sobre Kamala Harris, Silvio Cascione declarou que o futuro depende do resultado no Congresso. “O mais provável é que a Kamala, se for eleita, tenha controle só de uma parte do Congresso Americano. O senado, ainda tende a ficar no controle dos republicanos. Eles devem voltar a ter maioria no Senado e isso vai atrapalhar a execução das políticas da Kamala”, salientou.

Entre as áreas que podem ser impactadas, caso uma eleição que escolha Kamala Harris, está a ambiental. “A capacidade dos EUA aumentarem investimentos e aporte na área ambiental, engajar para o Brasil nessa área, depende em parte da governabilidade dos Estados Unidos”.

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -