A advogada eleitoral Maria Benigno obteve o maior número de votos na formação da lista tríplice para definir o próximo substituto para a vaga de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A eleição ocorreu nesta terça-feira (27) e foi realizada pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Na semana passada, Benigno confirmou sua candidatura pelo biênio 2024-2026 pela Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM). Conforme noticiou O Convergente, a decisão sobre a disputa ocorreu após a abertura do edital da vaga que será deixada por Pedro Araújo, o qual se despedirá da Corte do TRE-AM no fim de maio deste ano, de acordo com a advogada.
Maria Benigno recebeu um total de 20 votos, seguida por Fábio Nunes Bandeira de Mello, com 16 votos, e Adriana Mendonça, com 13 votos dos desembargadores. Seis advogados se inscreveram no edital para concorrer à vaga.
Com a definição da lista tríplice, os nomes serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fica responsável por analisar os candidatos da lista tríplice. Após a aprovação pelo Superior, um pedido será expedido ao Poder Executivo, ou seja, a decisão sobre o escolhido será definida pelo presidente Lula (PT).
Além da escolha da lista, também foi eleito o advogado Cássio Borges para a vaga de juiz pleno do TRE-AM. Ele substituirá Victor Luizzi, cujo mandato encerra em abril.
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.