31.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 18, 2024

Estiagem e Black Friday: especialista analisa como a seca do AM pode impactar os descontos

A seca nos rios tem dificultado a produção de eletrônicos e eletrodomésticos na ZFM, o que pode afetar a Black Friday

Por

Com a falta de insumos para a produção da Zona Franca de Manaus, a promoção da Black Friday pode ser impactada em 2023 por conta da severa seca no Amazonas. Isso porque algumas indústrias não possuem recursos suficientes para conseguirem atender a demanda de produção, ou seja, faltariam produtos para os descontos da Black Friday.

Com o nível das águas abaixo de 13 metros, navios cargueiros têm dificuldades de atracar em Manaus para descarregar os insumos. Nesta semana, o porto privado da ZFM recebeu o primeiro navio cargueiro após um mês de dificuldades. No entanto, ele transportou apenas 10% da capacidade.

Conforme explicou em nota, o navio apenas conseguiu chegar ao Super Terminais através de uma operação complexa. De acordo com o porta-voz do porto, ele é o menor navio cargueiro, uma vez que possui 184 metros, enquanto os demais 220 metros. “Para essa operação, foram necessários diversos cálculos para permitir que o navio conseguisse passar nas áreas mais críticas do rio”, disse.

Como vem noticiando O Convergente, a seca tem feito empresas do Polo Industrial de Manaus anteciparem as férias dos industriários, além de fazer com que as autoridades busquem medidas para reverter a escassez de insumos.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), mais de 30 empresas da ZFM anteciparam as férias dos servidores. O número de industriários que tiveram que interromper a jornada de trabalho chega de 10 a 15 mil, conforme informações do Sindicato.

Vale lembrar que a Zona Franca de Manaus fabrica os principais produtos que são procurados na Black Friday: eletrodomésticos, veículos, motocicletas, TVs, celulares, bicicletas, aparelhos de ar-condicionado, computadores, entre outros.

Analista explica

Ao O Convergente, Lenice Benevides, professora da Universidade Federal do Amazonas no departamento de Economia e Análise, explicou que a estiagem no Amazonas deve impactar na produção de diversos produtos da Zona Franca de Manaus.

De acordo com ela, alguns deles vão ter os preços menos vantajosos para o consumidor e, apesar de estarem em promoção, os descontos devem ser pequenos. “A estiagem deve impactar na produção de vários produtos do polo industrial de Manaus. Três meses antes do Natal, são feitas as encomendas às fábricas aqui. E elas estão com dificuldades de atender a essas demandas. Alguns produtos vão ter seus preços menos vantajosos para o consumidor final, ou seja, vão entrar nas promoções, mas a redução, o desconto deve ser menor”, disse.

A professora de Economia ainda afirmou que empresas que possuem grandes volumes de estoques ainda estão se recuperando de perdas econômicas que ocorreram no passado. “Aqui no varejo, em algumas lojas que tem muitos estoques, por exemplo, vejo já promoções de TVs. Algumas empresas que têm volumes grandes de estoques ainda, porque esse ano o mercado interno ainda está devagar e se recuperando de perdas passadas”, apontou.

Apesar disso, Benevides ressaltou que as empresas que possuem estoques devem conseguir proporcionar descontos da Black Friday para o consumidor final.

Leia mais: Especialista explica como mobilização de auditores fiscais gera impacto na Zona Franca de Manaus

___

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Giulia Renata Melo

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -