A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, confirma que o partido vai atrás da devolução simbólica do mandato presidencial de Dilma Rousseff.
“Entendo que cabe um projeto de resolução nesse sentido com base na decisão do TRF-1, que deixa claro que o impeachment foi uma grande farsa, que a história das pedaladas foi uma armação, literalmente um golpe. A Dilma e a história do Brasil merecem isso”, afirmou Gleisi.
Caso semelhante ocorreu com João Goulart, que foi destituído em 1964. Em 2013, o Congresso aprovou, por votação simbólica, o projeto de resolução anulando a sessão legislativa que destituiu o ex-presidente.
Lula diz que é preciso “reparar” Dilma. O mecanismo das pedaladas fiscais consiste em utilizar recursos dos bancos públicos para atrasar repasses da União e maquiar resultados fiscais. Foi a justificativa usada para o impeachment de Dilma, concretizado em 2016.
Essa movimentação dos petistas vem na esteira de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que no último dia 21 manteve o arquivamento de uma ação de improbidade contra Dilma pelo caso das pedaladas fiscais.
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas