Em Manaus, nesta segunda-feira (21), em sua participação no Seminário Internacional “Direito ao Clima, Direitos da Natureza, e Assembleias Cidadãs pelo Clima”, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), André Mendonça, disse que a madeira ilegal da Amazônia é vendida a preço reduzido no exterior.
A fala foi dita à imprensa durante um rápido pronunciamento dito antes da abertura do evento no Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Eu vou trazer alguns números sobre isso, em especial sobre o valor da madeira brasileira no exterior. A madeira está sendo extraída de maneira ilícita e muitas vezes vendida a preço inferior a um compensado, tanto na Europa quanto nos EUA”.
Leia mais: Ricardo Salles defende explorar a Amazônia para evitar fome e critica ONGs na CPI
De acordo com o ministro, “isso é um indicativo de uma ação organizada e criminosa. A sociedade como um todo precisa estar atenta”, destacou o ministro, afirmando que tem dados importantes a respeito.
Ver essa foto no Instagram
O evento reúne especialistas do Brasil e da Espanha na área ambiental. O ministro Reynaldo da Fonseca lembrou, durante seu discurso, que as gerações atuais devem a preservação da Amazônia às gerações futuras. “Precisamos assegurar um meio ambiente seguro para as gerações futuras, são nossos filhos, netos e bisnetos que sofrerão ou terão a satisfação de usufruir de um meio ambiente equilibrado”, disse o ministro.
Ver essa foto no Instagram
Com a temática central voltada ao desenvolvimento sustentável e aos direitos fundamentais, o seminário reúne renomados especialistas nacionais e internacionais no campo do direito ambiental e público.
A participação de ministros, professores e acadêmicos pode proporcionar debates ricos e profundos sobre as questões jurídicas que permeiam os desafios contemporâneos da sustentabilidade e da proteção dos direitos humanos.
Por: Elton Rodrigues
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Giulia Renata Melo