O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Barcelos, emitiu, nesta segunda-feira (14/8), uma Recomendação de Urgência ao Prefeito, ao Secretário Municipal de Finanças e à Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos/AM para que seja garantido o abastecimento da Farmácia Central do município, após constatação de falta de medicamentos essenciais, tais como remédios para controle de hipertensão arterial, anemias, dores, febre e doenças psiquiátricas. O Município tem o prazo de 48h para regularizar o abastecimento da Framácia Central.
“Durante a vistoria realizada no dia 9/8, identificamos a inexistência de certos medicamentos básicos, alguns de uso contínuo, ‘zerados’ há, pelo menos, 30 dias. Verificamos que o farmacêutico, responsável técnico, havia feito o pedido de reposição dos medicamentos desde o dia 5/7, e que, até então, o pedido não havia sido atendido, evidenciando uma inércia de aproximadamente 40 dias para o atendimento de direito básico da população”, justifica a Promotora de Justiça titular de Barcelos, Karla Cristina da Silva Sousa.
Originada do Inquérito Civil nº 180.2023.000058-PJBCL, a Recomendação prescreve, ainda, que os geradores de energia elétrica do principal hospital da cidade, o Hospital Geral de Barcelos, sejam consertados e instalados para garantir o fornecimento contínuo de energia durante apagões, considerando que, no último dia 12/8, o município sofreu um apagão que deixou o hospital desassistido por uma hora, trazendo riscos de perda de medicamentos e insumos hospitalares que dependem de refrigeração.
__
Fonte: MPAM
Foto: Divulgação