O Prêmio Nacional Igualdade Inaô Amazonas, este ano acontecerá no mês de março, pois é o mês do Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Camdomblé. A segunda edição do Prêmio, ocorre na próxima segunda-feira, (20/3), em uma cerimônia realizada no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, sede da Procuradoria-Geral da Justiça do Amazonas. Entre os indicados na premiação, de iniciativa do Instituto Nacional Afro Origem Amazonas (Inaô AM), está a diretora do Portal O Convergente e diretora do Instituto de Consultoria em Ensino, Pesquisas e Mídias Ltda – O Convergente pesquisa, Érica Lima.
A comissão organizadora do evento falou sobre a 2° edição, “analisamos durante um ano (os indicados), são muitas pessoas, centenas, milhões que lutam por um país mais igualitário, mas o nosso prêmio não deixa de ser uma busca pela justiça um despertar. Quase o prêmio foi cancelado devido as grandes catástrofes que tem acontecido na nossa cidade, mas preferimos manter para que aconteça de forma objetiva, até mesmo de gratidão, esse é o espírito. ”
Os indicados
O Prêmio Nacional Igualdade Inaô Amazonas é uma iniciativa do Instituto Nacional Afro Origem do Amazonas – Brasil e do Movimento Igualdade. O evento visa homenagear lideranças de inúmeros Estados que estão relacionadas ao tema de alguma forma. Seja na atuação direta ou indireta. Veja lista com os nomes dos indicados deste ano:
– Alberto Nascimento, Procurador Geral de Justiça;
– Prefeito Davi Almeida;
– Alonso Oliveira, ex presidente da Manaus Cult, Vereador;
– Rafaela Fonseca, Professora Quilombola;
– Erica Lima, Comunicadora;
– Arlete Anchieta, Ativista da Causa Negra;
– Juliana Lima, figura pública;
– Priscila Peixoto, Comunicadora;
– Helso Ribeiro, jurista, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/AM;
– Denise Oliveira, ativista da causa negra;
Valdicley Vilas Boas, Ativista e historiador;
Marivaldo Pererira, Secretário de acesso à Justiça;
Mãe Vanda, Umbandista;
Zulu Araújo, Ativista e Ex Presidente da Fundação Palmares;
Érica Lima
A comissão do evento falou sobre a indicação da diretora do Portal O Convergente mais um ano, “Érica Lima não representa somente um meio de comunicação, ela instrui, orienta e se indigna, principalmente conversa conosco, nossas pautas encontram respaldo em uma mulher que luta por igualdade, que entende o problema da mulher, entende o problema social da nossa cidade, no nosso estado e no nosso país, então é por isso que a comissão escolheu Érica Lima na 2° edição que representa muito bem esse fator mulher(por ser realizado no mês que é celebrado o dia da mulher),e que tem um sentimento chamado empatia”.
O Prêmio Nacional Igualdade será realizado no Ministério Público do Amazonas, no Auditório Carlos Alberto, dia 20/3, a partir das 8h30.
__
Por July Barbosa
Foto: Divulgação / Ilustração: Kalinka Vallença