Após ser empossado como presidente da República em sessão solene no Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo, 1º/1, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial. O momento aconteceu no Palácio do Planalto e pela primeira vez um grupo de pessoas foi escolhido para fazer a condecoração de Lula.
Como não participou da cerimônia de posse do seu sucessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não cumpriu o rito de entregar o adereço. O agora ex-presidente viajou para os Estados Unidos na sexta-feira, 30/12.
Já o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, já havia dito que não passaria o item.
Em 2003, Lula recebeu a faixa das mãos de Fernando Henrique Cardoso e, em 2011, entregou o item para sua sucessora, Dilma Rousseff.
Antes de receber a faixa presidencial, Lula tomou posse como presidente da República em sessão solene do Congresso Nacional. Ele prometeu união, falou em reconstruir o “Brasil para todos”, além de exaltar a democracia.
— —
Da Redação com informações do Yahoo
Foto: Divulgação