Após ter seu nome envolvido em diversas polêmicas, incluindo desde campanhas eleitorais antecipadas e interferência na Câmara Municipal de Boa Vista, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), oficializou, na noite dessa segunda-feira, 2/5, o lançamento da sua pré-candidatura à reeleição no pleito deste ano. Segundo o chefe do Executivo Estadual, a solenidade está programada para acontecer no próximo dia 11, a partir das 19h.
Denarium utilizou as redes sociais para fazer o anúncio. “Com muito orgulho que anuncio o lançamento da pré-candidatura à reeleição para o Governo de Roraima”, escreveu o governador de Roraima.
Superfaturamento – Após descumprir decisão judicial que visava o fim do estado de calamidade pública em Roraima, em abril, o advogado Jorge Mário Oliveira entrou com uma nova Ação Popular contra Denarium, informando à Justiça sobre a violação da determinação. Além disso, a ação judicial também apontou superfaturamento em pelo menos duas compras, com dispensa de licitação, de cartões magnéticos para o programa Cesta da Família.
Juntos, os dois contratos somam R$ 70 milhões. Conforme o documento, a Ação Popular foi protocolada no dia 28 de abril, na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Boa Vista.
Gabinete do ódio – Em março, funcionários efetivos do governo denunciaram o funcionamento de um “gabinete do ódio” nas dependências da Rádio Roraima. Ainda conforme a denúncia, as articulações contra os adversários do governador ocorriam na própria sede do governo.
Pesquisas – No mês de abril, o Instituto Pontual divulgou uma pesquisa onde a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), aparece liderando a intenção de votos para o Governo de Roraima.
Ainda conforme os dados coletados, a pré-candidata do MDB tem 64,6% das intenções de votos no cenário estadual, o dobro do segundo colocado, Antonio Denarium.
Somente na capital roraimense, Surita aparece com 69,0% dos votos. Já em relação aos municípios do interior de Roraima, a ex-prefeita possui 57,1% das intenções de votos do eleitorado.
Quem ocupa o segundo lugar na pesquisa é o atual governador, Antonio Denarium, que tenta a reeleição no pleito deste ano. Denarium aparece com 32,3% da preferência do eleitorado no estado de Roraima. Já na capital, o chefe do Executivo Estadual possui 27,0% das intenções de votos e 41,3% no interior.
—-
Da Redação
Foto: Divulgação