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quinta-feira, janeiro 2, 2025

Rodrigo Gadelha debate sobre estratégias de Marketing e a influências das redes sociais em campanhas eleitorais no quadro ‘Debate Político’

Rodrigo Gadelha, eleito o melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), destacou a importância das estratégias digitais e como as redes sociais podem influenciar os votos nas eleições de 2022, o perfil do eleitorado evangélico, e apontou o Twitter como porta-voz dos políticos

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O perfil do eleitorado cristão, o Twitter como porta-voz dos políticos e como as redes sociais podem influenciar os votos nas eleições de 2022, foram temas abordados pelo especialista em Marketing Político Digital, Rodrigo Gadelha, durante entrevista ao Portal O Convergente, no quadro “Debate Político”, desta quarta-feira, 2/3.

Na entrevista, Rodrigo Gadelha destacou que existe uma “competição” dos candidatos que irão concorrer ao pleito de 2022, em relação ao eleitorado evangélico.

“Em Manaus, onde 50% das pessoas são evangélicos, iniciar uma estratégia de campanha para alcançar esses eleitores evangélicos é importante. Aqui tem tradição de grandes políticos, figura que vem desse público e cada vez mais eles estão se tornando mais poderosos da política brasileira. Tanto que a gente pode observar isso nos partidos políticos”, destacou o especialista.

O marqueteiro disse, ainda, que dentre as suas pesquisas, o público evangélico vem sendo uma forte influência política. “A gente vem estudando cada vez mais como é que funciona as eleições dentro das igrejas pra gente entender melhor esse público. E cada vez mais a gente vem entendo que eles são um ponto muito forte e estão cada vez mais interessados em se envolver com política”, ressaltou Gadelha.

Na oportunidade, o profissional de Marketing ressaltou sobre como, atualmente, é fundamental produzir narrativas específicas para cada perfil de eleitor. Ele fez uma comparação entre o público de Manaus e do interior do Amazonas, e enfatizou a importância de ter estratégias especificas para cada público-alvo.

“Dentre as principais plataformas que serão utilizadas para fazer as campanhas políticas no Amazonas será o WhatsApp. A informação por esse aplicativo é a mais viável, ou seja, você envia o conteúdo e em algum momento vai ter Internet, e ele vai ver o conteúdo enviado” disse.

Rodrigo Gadelha ressaltou que após fazer um mapeamento nos municípios do interior do Amazonas, percebeu que as comunidades utilizavam o WhatsApp em momentos estratégicos devido ao acesso escasso da Internet. “O horário nobre deles é o horário que eles vão para igreja, porque eles estão conectados”, contou.

Durante a entrevista, ao ser questionado em relação as estratégias de Marketing na capital amazonense, o especialista disse que Manaus ainda vive uma mentalidade tradicional da campanha política.

“A porta de entrada para a base da pirâmide ainda é o Facebook. O segredo é fazer uma estratégia especifica para cada plataforma e saber usar as ferramentas necessárias para se ter um bom engajamento. Tem que olhar, analisar e saber o que vai construir”, explicou.

Na entrevista, Rodrigo Gadelha reforçou que o Twitter se destaca entre as plataformas digitais como porta-voz dos políticos. “Todo político eleito por outras redes sociais como Facebook e Instagram, quando chegam em Brasília, se eles não se dedicarem ao Twitter, eles não terão visibilidade nenhuma. A gente verifica que durante as matérias transmitidas em emissoras de redes sempre ressaltam que o ‘político postou no Twitter’ e não em outras redes. Isso porque o Twitter é a principal rede de formadores de opinião, isso na questão em âmbito nacional”, finalizou.

 

Confira:

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Por Eriana Monteiro
Foto/vídeo: Marcus Reis

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