O Senado Federal oficializou nesta terça-feira, 27/4, os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que visa investigar ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados. Dos 11 integrantes titulares, dois deles são representantes do Amazonas. Sendo o senador Omar Aziz (MDB) eleito, oficialmente, como o presidente da comissão.
A CPI da Covid, que também tem sete senadores suplentes, tem como um dos focos principais a crise da falta de oxigênio ocorrida no Amazonas no início deste ano. A crise, que ocasionou a morte de dezenas de pessoas no estado, foi notícia em todo o país deixando claro a ineficiência das ações executadas tanto pelo Governo Federal como o Governo do Amazonas.
A intenção, segundo Omar Aziz, é não só identificar as falhas, mas fazer justiça as famílias que perderam entes queridos vítimas da Covid-19. “Esta CPI, diferente das outras, está na casa das pessoas. Todos perdemos um familiar, um amigo ou um conhecido. Vamos fazer um trabalho técnico e transparente. O debate será proveitoso e esta CPI irá levar uma esperança maior na aquisição de vacinas e tecnologia. Não vamos discutir questões políticas em cima de 400 mil mortes. Vamos mostrar os caminhos que o Brasil deve seguir”, assegurou Omar.
Indicação do relator
Eduardo Braga – O senador Eduardo Braga, que também vai compor a comissão, defendeu a importância das ações próprias da CPI e falou sobre as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República à Justiça em relação a compra de 28 respiradores superfaturados no Amazonas.
“A CPI não se trata apenas de questões jurídicas, se trata de uma questão muito maior. Se trata do valor da vida de brasileiros que nos deixaram ou porque não nos planejamos ou porque nós não adotamos uma posição afirmativa em torno dos protocolos a serem adotados”, pontuou.
Entre outras coisas, o senador Braga criticou a fala de outros parlamentares que questionaram o fato de a presidência da CPI ter sido dada a um ex-governador do Amazonas. Braga disse não haver impedimento nisso.
“No meu Estado, a PGR denunciou o senhor governador Wilson Lima, seu vice e mais outras autoridades públicas por desvio, formação de quadrilha e uma série de questões levantadas pela Polícia Federal. Isso me torna suspeito para estar aqui ou o senador Omar Aziz suspeito? Isso seria impedimento para fazer o dever que temos?”, questionou.
Eleição – O senador Omar Aziz foi eleito presidente com oito dos 11 votos dos integrantes da comissão. Na reunião, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi eleito vice-presidente com sete dos 11 votos possíveis.
Conforme indicação do MDB, partido de maior bancada do Senado, o Senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido o relator. A sua escolham foi questionada pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), já que o senador responde a processos na Justiça. O que segundo ela, “comprometeria sua imparcialidade” para atuar como relator dos trabalhos da comissão.
A Justiça Federal em Brasília chegou a acatar o pedido de liminar feito pela deputada, suspendendo a indicação do senador para a relatoria, no entanto, Mesa Diretora do Senado recorreu da decisão e nesta terça-feira a liminar foi cassada, permitindo ao senador Calheiros assumir a relatoria da CPI.
Os trabalhos da CPI devem começar de imediato.
Confira galeria:
__ __
Por Izabel Guedes
Foto e vídeo: Divulgação