28.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025

Ômicron: Novo Airão suspende por 15 dias funcionamento de órgãos municipais

Conforme o memorando circular expedido pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), estão suspensas as atividades nas secretarias, setores, coordenadorias e gerencias até o dia 9 de fevereiro. O município registrou em três dias, 185 casos de infecções por Covid-19.

Por

A exemplo do que foi feito pela Prefeitura de Parintins, a Prefeitura de Novo Airão também adotou medidas restritivas de circulação para amenizar a circulação da variante Ômicron no município. Conforme a determinação do prefeito Frederico Paes Júnior (PSC), fica suspensa, temporariamente, o funcionamento de todos os setores administrativos por 15 dias. A medida entrou em vigor na terça-feira 25.

O município registrou em três dias, 185 casos de infecções por Covid-19, sendo 120 casos do dia 24 para 25, e 65 do dia 25 para o 26. Conforme o memorando circular expedido pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), estão suspensas as atividades nas secretarias, setores, coordenadorias e gerencias até o dia 9 de fevereiro.

De acordo com o memorando, estão mantidos apenas o expediente normal, mas sob a responsabilidade dos chefes, os setores cujas atividades não possam ser suspensas em virtude de exigências técnicas, serviços essenciais ou por motivo de interesse público.

“Estamos determinando medidas necessárias para o combate contra a Covid-19. Inclusive com contratação de pessoal e compra de medicamentos. Mas, as pessoas precisam entender que essa doença é letal. Quem se nega a ser vacinado e não acata medidas preventivas, cria problemas para si mesmo e aos outros”, advertiu Paes Júnior.

Eventos públicos – A Prefeitura de Novo Airão também decretou a suspensão de todos os eventos públicos municipais e a proibição do funcionamento de bares com som ao vivo e a lotação superior a 50% da capacidade de atendimento.

“Diante dos números registrados, somos obrigados a adotar medidas mais restritivas para segurar o avanço da doença e proteger a população”, disse o prefeito Frederico Paes.

Contratações – O município deve dar início ao processo de contratação de profissionais da área de saúde para reforçar o atendimento. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Novo Airão devem ser contratados enfermeiros e técnicos de enfermagem para reforçar o quadro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Unidade Hospitalar do Município, que teve uma redução de 30% com o afastamento de servidores em decorrência da doença.

“Essas medidas precisam ser executadas para reforçar o atendimento dos pacientes, sobretudo, dos que não completaram o ciclo vacinal e apresentam maior vulnerabilidade ao risco de internação e, inclusive de morte”, afirmou o prefeito.

— —

Por Michele Gouvêa com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -