As eleições internas do PSDB que vão escolher o candidato da sigla que irá concorrer nas próximas eleições à presidência da República acontecem neste domingo, 21/11, em Brasília. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, candidato ao pleito chega hoje, 20, na capital federal depois de passar os últimos 20 dias em campanha pelo país. Arthur disputa as prévias contra o governador de São Paulo, João Dória, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Ao todo, 44.700 tucanos se cadastraram para votar. Estarão reunidos em Brasília, além dos candidatos, 700 mandatários (governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional) que votarão em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral. Vereadores e filiados em todo o país votarão pelo aplicativo Prévias PSDB.
Transparência – Todo o processo de eleição, tanto presencial quanto pelo aplicativo, será monitorado pelo partido, pelas campanhas e por auditorias externas. A votação por aplicativo ocorrerá com dupla verificação: identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular cadastrado pelo filiado.
Aplicativo – Vereadores e filiados de todo o Brasil também poderão votar pelo aplicativo Prévias PSDB, entre 8h e 15h, do domingo, 21. Também poderão votar pela plataforma os prefeitos, vices, senadores, deputados e dirigentes que não puderem participar do evento em Brasília.
Apuração – A previsão é que o resultado de vitória ou de realização de um segundo turno seja divulgado algumas horas após o encerramento da votação. A apuração será feita de três formas: percentual geral de votos de cada candidato, percentual de votos de cada candidato por grupo e total absoluto de votos.
_ _
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Karla Vieira / assessoria de imprensa