O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) conseguiu na Justiça Federal parecer favorável à ação civil pública que obriga o Governo do Amazonas e as prefeituras municipais a aplicarem, em grupos prioritários, as sobras de vacina das pessoas que não procuraram se imunizar.
“No Amazonas, 30% dos que tomaram a primeira dose da vacina contra o Covid não voltaram para tomar a segunda. Esse percentual é o maior do Brasil e a consequência dele é que muitas doses estão prestes a vencer. Diante disso, solicitei à Justiça Federal autorização para abertura de uma nova fila que permita a utilização dessas doses próximas ao vencimento. O que foi deferido pela juíza Jaiza Fraxe num precedente importante para todo o Brasil, que tende a sofrer do mesmo problema”, disse Ramos.
Confira vídeo:
Pelo despacho da juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal, as secretarias de saúde do Estado e dos municípios amazonenses têm prazo de 48 horas para apresentar um plano de distribuição e controle mais eficaz do prazo de validade das doses de vacina.
“Vivemos a maior crise sanitária da história da humanidade. Enfrentamos um déficit na produção de vacinas que impossibilita que milhares de amazonenses sejam imunizados. Portanto, chega a ser uma aberração termos a vacina no nosso Estado e deixarmos elas vencerem sem uso”, finalizou o deputado.
— —
Com informações da assessoria de imprensa
FOTO: Divulgação