28.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Quatro representantes do Amazonas figuram no ranking ‘Elite Parlamentar’

O levantamento anual da Arko, empresa brasileira de pesquisa de análise política, leva em conta a capacidade de atuação decisiva no Legislativo. Os critérios são: produção parlamentar, reputação, capacidade de negociação e de liderança, além da frequência de citações na imprensa, a partir dos postos ocupados

Por

A Arko Advice, empresa brasileira de pesquisa de análise política, aponta quatro representantes amazonenses entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Segundo o levantamento deste ano, os deputados Marcelo Ramos (PL), Silas Câmara (Republicanos) e os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) estão no ranking de “Elite Parlamentar”.

A metodologia do estudo baseia-se na conceituação e identificação das “lideranças formais” e “lideranças informais” do Congresso Nacional durante o ano de 2021. Os deputados federais e senadores que integram a elite parlamentar brasileira, conforme os pesquisadores, são aqueles que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, sobre a elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira ou grupos políticos relevantes.

O estudo destacou os parlamentares em dois tipos básicos de inserção na elite parlamentar identificados como de lideranças formais e informais. A distribuição de influência foi destacada de acordo com a agenda e o encaminhamento de deliberações; liderança partidária com peso político segundo o número de liderados; presidência e relatoria das comissões nas quais tramitam as principais matérias da agenda legislativa no Congresso, podendo ser comissões especiais ou técnicas.

Na categoria de lideranças formais foram listados o senador Eduardo Braga, o presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos. Pelo terceiro ano consecutivo, Ramos foi relacionado entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

“Como um parlamentar do Amazonas, que só tem oito deputados federais, me sinto honrado por estar nesse ranking, e espero poder seguir servindo de instrumento de transformação e de melhorias ao Amazonas e em favor dos amazonenses, a quem sou grato por me permitir servir aos brasileiros”, disse Marcelo Ramos.

Pela categoria dos informais, o líder setorial da bancada evangélica, deputado Silas Câmara foi o representante amazonense desse setor. A liderança informal é indicada a parlamentares que possuem qualificações pessoais ou decorrentes da representação de interesses de outros líderes políticos, grupos de pressão, bancadas de interesse ou, ainda, de outras expressões de poder da sociedade.

As sondagens foram feitas por equipes multidisciplinares, que incluem cientistas políticos, sociólogos, consultores do Congresso, jornalistas, economistas, publicitários e advogados.
_ _
Por Juliana Freire com informações das assessorias de comunicação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -