28.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 30, 2026

Justiça suspende cobrança de pedágio na BR-364 em Rondônia

Decisão aponta falhas na concessão, vistorias limitadas e problemas no modelo de cobrança

Por

A Justiça Federal em Rondônia determinou a suspensão imediata da cobrança de pedágio na BR-364, após identificar irregularidades no contrato de concessão firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Rodovia Nova 364 S.A.

A decisão é do juiz federal Shamyl Cipriano, da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia, no âmbito de uma Ação Civil Pública movida por entidades do setor produtivo. O magistrado concluiu que a tarifa foi iniciada sem o cumprimento integral das exigências contratuais.

Segundo o despacho, as vistorias que atestaram a conclusão das obras analisaram menos de 2% da rodovia, o que compromete a verificação das condições reais de segurança e trafegabilidade. Além disso, a concessionária alegou ter concluído os trabalhos em cerca de dois meses, apesar de o contrato prever prazo de até um ano.

A Justiça também apontou falhas na implantação do sistema de cobrança eletrônica Free Flow, destacando a ausência de estudos de impacto social, dificuldades de acesso à internet em regiões do estado e o descumprimento do prazo mínimo de comunicação aos usuários.

Diante disso, o juiz determinou a suspensão da cobrança do pedágio até que sejam cumpridas as obrigações legais e contratuais previstas no contrato de concessão.

*Com informações Rondônia Dinâmica

Leia mais: Ex-vereadora é presa pela PF em Boa Vista com 197 ampolas de medicamentos controlados vindos do Paraguai

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -