O julgamento do governador do Acre, Gladson Camelí (PP), acontece nesta semana no Superior Tribunal de Justiça (STJ), após sucessivos adiamentos. A Corte Especial da Casa marcou a sessão para 17 de dezembro, a partir das 14h (horário de Brasília), conforme publicação no Diário da Justiça Eletrônico Nacional.
A ação penal que envolve o governador investiga fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e formação de organização criminosa. Em maio de 2024, a Corte Especial do STJ aceita a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), que também aponta indícios de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraude à licitação.
O julgamento estava inicialmente previsto para acontecer em 19 de novembro, mas foi adiado após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, o STJ remarcou a sessão para 3 de dezembro, data que voltou a ser postergada.
No parecer mais recente sobre o adiamento, a defesa de Gladson Camelí informou que o ministro acolhe o argumento apresentado em habeas corpus, segundo o qual não teria havido acesso integral a parte das provas utilizadas pela acusação.
A expectativa agora é que o processo avance com a análise do mérito pela Corte Especial, em um julgamento que pode definir os próximos desdobramentos judiciais envolvendo o chefe do Executivo acreano.
*Com informações do G1
Leia mais: AC: STJ altera pela terceira vez data do julgamento de Gladson Cameli


