28.3 C
Manaus
quarta-feira, dezembro 3, 2025

Plenário do TSE valida troca de nome do PMB para Democrata e impõe revisões no estatuto

TSE autoriza PMB a adotar novo nome e exige ajustes estatutários em 90 dias

Por

Ao deferir parcialmente pedido de alterações estatutárias apresentado pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a alteração do nome da legenda, que passará a se chamar Democrata. A decisão foi tomada na sessão plenária desta terça-feira (2). O Colegiado seguiu o voto do relator, ministro André Mendonça, que também impôs à sigla que faça ajustes ao respectivo estatuto no prazo de 90 dias.

De acordo com o ministro André Mendonça, o novo nome da agremiação não induz a erro nem gera confusão com outras siglas, como a do recém-extinto Partido Democratas (DEM), uma vez que a proteção sobre nome e sigla deixa de existir após a extinção ou a fusão do partido original. Ao observar que a ausência de abreviação da nomenclatura não impede o deferimento do pedido, citou precedentes, como o do antigo Partido Popular Socialista (PPS), que adotou o nome Cidadania.

Outras alterações

O Plenário do TSE também validou mudanças no estatuto relacionadas à democratização e ao funcionamento dos diretórios do partido. Porém, determinou o prazo de 90 dias para que a legenda faça ajustes em dispositivos que tratam, entre outros aspectos, de mecanismos de enfrentamento da violência política de gênero. Feitas as correções, o processo deverá ser reanalisado pelo Tribunal.

*Com informações do TSE

Leia mais: TSE adia mais uma vez decisão sobre cassação de Denarium em caso de abuso de poder político

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -