23.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 20, 2025

Ação penal contra Cameli fica para dezembro após intervenção de Gilmar Mendes

Com a decisão, o julgamento no STJ fica suspenso por pelo menos 15 dias ou até que os formulários sejam anexados ao processo

Por

 

O julgamento do governador do Acre, Gladson Cameli (PP), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estava marcado para esta quarta-feira (19), foi adiado após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na tarde desta terça-feira (18), o STJ remarcou a análise para o dia 3 de dezembro.

A defesa do governador informou, em parecer protocolado na segunda-feira (17) e divulgado nesta terça (18), que Mendes acolheu o pedido apresentado em habeas corpus. A argumentação aponta que a defesa não teve acesso a parte das provas utilizadas pelo Ministério Público na ação penal.

O ministro determinou que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Polícia Federal entreguem dois formulários usados para solicitar os relatórios de inteligência financeira que fundamentam a investigação. Para o decano do STF, a falta desses documentos nos autos impede que a defesa verifique quem requisitou as informações, com qual objetivo e para qual destinatário, comprometendo assim o pleno exercício do contraditório.

Gilmar Mendes também destacou que o acesso aos formulários deve ocorrer antes do julgamento, assegurando as garantias constitucionais da ampla defesa.

Segundo a defesa, mesmo após reiterados pedidos, os documentos não haviam sido disponibilizados, em desacordo com o entendimento do STF sobre o compartilhamento de dados entre o Coaf e autoridades de investigação.

Com a decisão, o julgamento no STJ fica suspenso por pelo menos 15 dias ou até que os formulários sejam anexados ao processo, quando então será reaberto o prazo para manifestação das partes.

*Com informações do G1

Leia mais: STJ fixa data para ação penal de Cameli às vésperas do recesso do Judiciário

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -