A BR-230, a Transamazônica, foi bloqueada nesta terça-feira (16), no km 45, no trecho que liga Humaitá ao distrito de Matupí. O protesto é realizado por moradores da região, que cobram das autoridades providências após a morte de um homem em um suposto ataque atribuído a indígenas da etnia Pirarã.
Segundo informações preliminares, o suposto ataque teria ocorrido na segunda-feira (15). A suposto atentado causou a morte de um indígena e um outro ferido.
De acordo com os manifestantes, o ato foi motivado pela suposta omissão no resgate do corpo da vítima. Eles alegam que as autoridades não prestaram apoio suficiente à família e à comunidade diante do episódio ocorrido de ataque.
Com o bloqueio, o tráfego de veículos na rodovia foi interrompido. O clima na região é de tensão, e a população local pede apoio do governo para garantir segurança e evitar novos confrontos.
Ainda não se sabe se o suposto ataque aos indígenas está relacionado com a operação contra o garimpo ilegal em Humaitá, nesta segunda-feira. Mais informações a qualquer momento.
O Convergente buscou um posicionamento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas sobre o caso e aguarda retorno.
Leia mais: Civis em Humaitá relatam caos e medo durante ação da PF contra garimpo: “Ninguém aguenta mais”