27.3 C
Manaus
terça-feira, julho 29, 2025

TJ-AM empossa novas desembargadoras e eleva presença feminina na Corte

Cerimônia marca posse de Ida Maria Andrade e Lia Maria Guedes e reforça avanço da equidade de gênero no Judiciário amazonense

Por

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) realizou, nesta segunda-feira (28/07), a cerimônia de posse das novas desembargadoras Ida Maria Costa de Andrade e Lia Maria Guedes de Freitas. A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, no bairro Aleixo, em Manaus, e consolidou um marco na representatividade feminina no Judiciário estadual: agora, são 10 mulheres entre os 26 desembargadores da Corte, o que equivale a 38,4% de composição feminina.

A cerimônia de posse foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; o governador do Amazonas, Wilson Lima; o prefeito de Manaus, David Almeida; além de representantes da OAB, do CNJ, das Forças Armadas e de entidades da sociedade civil.

Novas desembargadoras

A juíza Ida Maria Costa de Andrade foi promovida ao cargo pelo critério de merecimento, após seleção em lista exclusivamente feminina, conforme determina a Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa ampliar a equidade de gênero nos tribunais brasileiros. Titular da 15.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da capital, Ida é mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento, além de graduada em Direito e Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em seu discurso de posse, fez uma homenagem emocionada à mãe, que dedicou 45 anos de serviço ao TJ-AM, destacando o papel das mulheres na construção de uma Justiça mais sensível e humanizada.

Já a juíza Lia Maria Guedes de Freitas assumiu o cargo por antiguidade, em aclamação unânime do Tribunal Pleno. Com 36 anos de magistratura, iniciou sua trajetória em 1989 e atuou em comarcas do interior como Manicoré e Autazes, além de ocupar funções na 11.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho de Manaus. Também formada em Letras e Direito pela Ufam, Lia recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Amazonas em 2010 e é reconhecida por sua atuação firme e técnica tanto no interior quanto na capital.

As vagas ocupadas pelas novas desembargadoras foram abertas após as aposentadorias dos desembargadores Joana Meirelles e Elci Simões, que atingiram o limite etário de 75 anos entre abril e maio deste ano. Ambas as juízas empossadas já atuavam como substitutas no 2.º Grau, o que fortaleceu suas indicações. A eleição ocorreu no dia 1.º de julho, durante sessão do Tribunal Pleno, transmitida ao vivo pelo canal do TJ-AM no YouTube.

Com as novas nomeações, o Tribunal de Justiça do Amazonas se aproxima da paridade de gênero no segundo grau, refletindo mudanças promovidas pelo CNJ e por um esforço crescente de democratização no Judiciário brasileiro.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -