24.3 C
Manaus
segunda-feira, março 31, 2025

RR: Indefinição no TSE ameaça possível candidatura de Denarium em 2026

O governador de Roraima deve ser julgado e absolvido pelo TSE para poder concorrer ao pleito

Por

Com o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indefinido, o governador de Roraima Antônio Denarium (PP) pode acabar deixando de concorrer a algum cargo nas eleições de 2026, baseado na Lei da Ficha Limpa.

Denarium foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e está com a definição sobre o mandato pendente no TSE, que iniciou o julgamento em agosto de 2024, mas a análise foi suspensa e, até o momento, não há definição sobre quando a Corte voltará a julgar o processo.

Com isso, caso fosse concorrer às eleições do ano que vem, a candidatura de Denarium seria invalidada pela Justiça Eleitoral. Isso porque, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, candidatos que estejam com processos em trânsito na Justiça Eleitoral são considerados inelegíveis.

Em dezembro de 2024, o governador de Roraima afirmou em entrevista que teria interesse em concorrer ao Senado, mas afirmou que o grupo político o qual o governador pertence ainda estava se organizando com relação a definição de candidaturas.

Sendo assim, Antônio Denarium só conseguirá ter a possível candidatura validada para qualquer cargo eletivo se for julgado e inocentado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Neste processo que está travado no TSE, Denarium e o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), respondem por executar reformas nas casas de eleitores roraimenses, por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022, distribuição de cestas básicas em ano eleitoral, transferência de R$ 70 milhões em recursos para municípios às vésperas do período vedado pela lei eleitoral, promoção pessoal de agentes públicos, aumento de gastos com publicidade institucional.

Para a imprensa, o governador Antonio Denarium afirmou que tem convicção de que o Tribunal Superior Eleitoral deve reverter a cassação.

Leia mais: RR: Sem previsão de julgamento, processo contra Denarium no TSE está parado há sete meses

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -