25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Em meio a impasse, diretor da Aneel afirma que apenas uma nova MP pode ser a solução para a Amazonas Energia

O processo para que a Âmbar Energia assuma o controle da concessionária ainda não foi judicializado

Por

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou, na última segunda-feira (17), que a solução para a Amazonas Energia pode levar à edição de uma nova Medida Provisória ou a um acordo judicial sobre a concessão da empresa de energia.

Em entrevista, Feitosa comentou as possibilidades que serão tratadas com a Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o caso.

“O que está em imbróglio judicial não é adequado, não é o melhor dos caminhos. Temos que buscar superar essa discussão, seja na perspectiva de continuar o litígio, seja buscar uma solução legislativa, um acordo judicial sobre o tema, ou eventualmente uma nova Medida Provisória. Todas essas medidas terão sua factibilidade avaliada com a AGU”, comentou.

Segundo o secretário, a efetivação da transferência do controle societário da Amazonas Energia envolve flexibilizações regulatórias que serão cobertas pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Uma determinação judicial que a Aneel aprovou o plano para a Âmbar Energia assumir o controle da concessionária, com custos aos consumidores na ordem de R$ 14 bilhões. No entanto, o processo está judicializado e a efetivação da transferência de controle ainda não ocorreu.

“Hoje o Amazonas tem uma concessão que está sendo mantida por uma liminar judicial e isso traz riscos para o suprimento daquele Estado, uma dificuldade grande de políticas públicas, como o Luz Para Todos”, disse.

*Com informações do Estadão

Leia mais: Após vazamento de 30 mil litros de óleo diesel em Nova Olinda, Amazonas Energia busca acordo judicial

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -