Em meio a polêmicas sobre mudanças no Pix, o presidente Lula (PT) anunciou o publicitário Sidônio Palmeir como novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom). Anteriormente, o governo federal estava sendo criticado pela maneira como abordava a comunicação, o que também foi comentado pelo novo ministro durante o discurso em cerimônia de posse.
De acordo com o governo federal, nas últimas semanas, a equipe do deputado Paulo Pimenta (PT) – que deixa a Secom após dois anos no cargo – realizou a transição das administrações.
Em discurso, Sidônio elogiou os primeiros dois anos do governo Lula, mas disse que o “bom trabalho” não está sendo visto pela população, o que seria um problema na comunicação.
Sidônio Palmeir foi marqueteiro de Lula na campanha de 2022, Sidônio. Em dezembro do ano passado, Lula já havia comentado sobre as necessidades dessa área do governo e afirmou que faria “correções necessárias”.
A Secom é responsável por formular e implementar a política de comunicação do governo federal. Isso inclui gerenciar a publicidade oficial, o relacionamento com a imprensa e a divulgação de programas e ações do Executivo.