Neste domingo (27), O Convergente, recebeu a jornalista Cynthia Blink, em uma conversa sobre o atual cenário da disputa entre candidatos a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL) nas Eleições Municipais. O programa foi conduzido pela CEO da empresa, Erica Lima, e transmitido no Canal do O Convergente no YouTube.
Antes de aprofudarem no assunto, Erica e Cynthia apontaram para os bastidores da cobertura das Eleições Municipais de 2024. Segundo a jornalista Cynthia Blink, a ‘maratona’ política deste ano, iniciou-se ainda em 2023, com projeções de pesquisas para o Pleito atual. Ela ainda ressaltou que o resultado das urnas irá impactar, também nos possíveis cenários para as Eleições de 2026.
“A Eleição de 2024, define muita coisa para a Eleição de 2026. E alianças vão poder ser feitas, o que vai acontecer nas eleições para Governo? por exemplo, se David Almeida vence, será que ele realmente vai dar lugar para Omar Aziz disputar esse governo?, ou ele quem vai querer esse lugar de tentar ser governador? Ou vai sair da cadeira de prefeito deixando renato junior lá na prefeitura?”
“Por outro lado, se for Alberto Neto, qual é o nome que eles vão lançar pro Governo? Alberto termina o mandato, não termina, Maria do Carmo vai ficar como vice por quanto tempo? Será que ela vem pro Senado, será que vem pro Governo? enfim, não se sabe exatamente o que vai acontecer, mas a partir dessa Eleição, a gente consegue desenhar outras coisas.”
Em outro momento, a jornalista falou sobre a importância de um voto consciente e o impacto das abstenções neste segundo turno das eleições municipais. Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Segundo a declaração, os faltosos podem penalizar os dois candidatos. “Esse é o inimigo dos dois né?! Os dois têm um inimigo em comum, que é a galera que não tá indo votar porque a gente tá em pleno feriado prolongado. Tem pesquisador, estudioso, enfim, que tá dizendo que isso é bom para David Almeida, porque o público que vota em Alberto Neto é mais o público da classe média, que é o público que viaja, que aproveita o momento para viajar.”
Para Cynthia, o público manauara demorou para “falar de política”. Eu acho que o debate, ele foi visto por muita gente, as pesquisas estavam indicando que os eleitores estavam indecisos e que tava na mão do indeciso essa decisão de hoje. Então acho que tava assim, as pessoas estavam mais atentas nesse momento, assim, que se falou mais de político, acho que demorou pro público falar de política, pro eleitor entrar no clima.”
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Ao ser perguntada sobre os debates protagonizados pelos candidatos, a entrevistada declarou que os mesmos não colaboraram para definição de eleitorados por conta das posturas apressentadas pelos debatedores.
“Focaram em ataques e pouco falaram de propostas. Manaus, nos últimos dois debates, pelo menos, não foi assunto. Não se falou sobre cidade, se falou sobre a briga entre os dois, era um alfinetando o outro, e isso, partindo dos dois. Tanto de David, quanto de Alberto Neto.”
Ver essa foto no Instagram
Confira a live na íntegra:
Foto: Marcus Reis
Leia mais: Pontual Pesquisas: Boca de urna aponta David Almeida reeleito com 55% dos votos