28.3 C
Manaus
quinta-feira, setembro 19, 2024

Candidato Marcelo Ramos avalia ‘pior gestão’ e acredita que estará no 2º turno, durante programa Debate Político

O candidato a prefeito de Manaus da coligação Manaus Mais Forte foi o entrevistado da semana no programa 'Debate Político' do O Convergente

Por

Neste período eleitoral, o programa ‘Debate Político’ está servindo de espaço para receber os candidatos a prefeito de Manaus. Com isso, no programa dessa terça-feira (17), o candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos (PT), que comentou sobre o andamento da campanha eleitoral e uma fez análise do cenário político local. O programa foi apresentado pela COO da empresa, Letícia Barbosa, e exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.

Ao iniciar a entrevista, o candidato afirmou que tem se reaproximado dos eleitores de Manaus, apesar de que não tinha planos para participar da eleição para o cargo majoritário. Conforme noticiou O Convergente, a definição sobre a candidatura de Marcelo Ramos ocorreu após um chamado do presidente Lula (PT).

“Não planejava disputar a eleição, mas atender o pedido do presidente Lula é atender o pedido do maior líder desse país. Quando eu voltei a Manaus, depois de conversar com o presidente Lula, percebi que era muito mais do que uma eleição. […] Estou muito feliz nessa caminhada, de me reconectar com as pessoas”, disse.

Ao comentar sobre a disputa entre Lula x Bolsonaro, o candidato Marcelo Ramos destacou que não tem intenção de seguir com essa polêmica na sua campanha, uma vez que tem se empenhado em buscar soluções para a vida das pessoas.

“Eu não acho que uma eleição municipal é uma eleição entre esquerda e direita, Lula e Bolsonaro. Penso que é uma eleição que vai resolver o problema da escola do meu filho, do hospital que eu preciso, da minha rua esburacada […]. Eu estou muito mais focado em buscar soluções para a vida das pessoas, por isso que minha campanha não é pautada nessa polêmica Lula/Bolsonaro”, afirmou.

Questionado sobre o cenário político, Marcelo Ramos comentou sobre as pesquisas de intenção de voto, mas ressaltou que só confia na ‘pesquisa’ feita nas urnas. “Em 2014 eu fui candidato a governador, me deram empate técnico com Chico Preto. Eu tive 17% em Manaus e ele teve 2%, há 15 dias da eleição. Nas eleições de 2016, quando eu fui para o 2º turno de prefeito, colocaram o Silas Câmara em empate técnico comigo, eu tive 27%, ele teve 10. Portanto, eu só confio em uma pesquisa”, explicou.

O candidato ainda disse que tem a certeza que estará no 2º turno em Manaus. “Eu não posso nem cogitar dar apoio ao segundo turno porque eu tenho certeza que eu estarei no segundo turno”, ponderou.

Visita de Lula

Na semana passada, o presidente Lula esteve em Manaus e a expectativa seria para que o mandatário participasse de um evento de campanha de Marcelo Ramos. Porém, de acordo com Ramos, seria irresponsabilidade do presidente desmarcar compromissos para buscar soluções para minimizar os impactos da seca no Amazonas.

“Ele não vai largar a agenda dele no dia de semana para fazer campanha política. Ele seria irresponsável se fizesse isso […]. O presidente Lula não é um ex-presidente que não tem nada o que fazer e fica viajando pelo resto do país pedindo voto para as pessoas, ele é presidente do República!”, disse.

O candidato Marcelo Ramos ainda explicou que as promessas de Lula para Manaus foram sempre cumpridas e que ele confia na palavra do presidente com relação às obras de reconstrução da BR-319.

“No governo anterior, caíram as pontes. O governo Lula está construindo as pontes […]. Em relação ao trecho do meio, lembro que o ex-vice-presidente, General Mourão, comeria boi na beira se o trecho do meio não fosse recuperado […]. O presidente Lula disse que vai montar o grupo de trabalho e até o final do governo vai iniciar as obras de asfaltamento do trecho do meio da BR-319. ‘Ah, mas ele só disse’. Mas tudo o que ele disse que ia fazer em Manaus, ele fez”, apontou.

O candidato ainda comentou sobre a rejeição do presidente Lula em Manaus e afirmou que não tenta escondê-lo de sua campanha, mas tenta mostrar que o presidente tem compromisso com Manaus.

“As pessoas precisam ser transparentes com o povo da cidade de Manaus. Eu sei que o presidente Lula tem uma rejeição em Manaus, mas eu não tenho o direito de esconder o presidente Lula da minha campanha. Eu tenho que mostrar que o presidente Lula é meu aliado, está do meu lado e eu confio nele”, destacou.

Jogo das Cartas

Ao participar do ‘Jogo das Cartas’, o candidato Marcelo Ramos sorteou alguns temas para debater no programa, sendo o primeiro deles ‘fake news’. Ao falar sobre o assunto, ele explicou que combater a fake News é diferente do que algumas pessoas propagam.

“Uma coisa é você ter opinião diferente sobre um acontecimento. Outra coisa é você anunciar um fato que claramente não existiu. As pessoas acham que combater fake News e combater a liberdade de expressão. Não! Ninguém tem liberdade para mudar um fato”, afirmou.

Outra carta sorteada por Marcelo Ramos foi ‘aliados’. Questionado sobre o clima interno no PT, ele afirmou que seria natural que as pessoas reivindicassem o diálogo com ele, após a escolha de Lula, mas que essa questão já foi superada e que o PT está unido.

“Obviamente que era natural que pessoas que vinham construindo candidaturas reivindicassem o diálogo comigo. Mas isso é absolutamente superado, todos ajudam na minha campanha. Acharam que o PT não iria estar unido, está! Que a esquerda não iria estar unida, está! […] Estamos criando um bloco político democrático e progressista na cidade que vai ultrapassar essa eleição”, disse.

A carta ‘pior gestão’ também foi uma das sorteadas pelo candidato, que atribuiu a temática ao prefeito de Manaus David Almeida (Avante). “Eu sempre digo que ele é uma gestão 4.9, que não conseguiu chegar na média. Mas, Manaus foi se acostumando com gestões tão ruins. […] Fomos nos acostumando com as coisas que não funcionam na nossa cidade e o prefeito falhou muito no que é fundamental na vida das pessoas”, explicou.

Urna Política

No quadro onde o candidato sorteia figuras políticas, Marcelo Ramos deu a opinião sobre quatro personalidades da política amazonense. O primeiro foi o também candidato a prefeito de Manaus, Wilker Barreto (Mobiliza).

“Eu penso diferente do Wilker, sempre tivemos em lados opostos mas sempre nos respeitamos muito e eu respeito muito quem tem posição. O Wilker tem posição, ele tem lado, ele não esconde o que ele é”, avaliou.

O candidato a prefeito de Manaus, Gilberto Vasconcelos (PSTU), também foi outro rosto sorteado. “Penso diferente, ele é um homem de extrema-esquerda e eu sou contra qualquer extremidade […]. Ele é um homem que vive os seus ideias, ponto”, disse.

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) também recebeu uma avaliação do candidato no quadro. Ramos disse que, apesar de respeitar a pessoa do vice-governador, o mesmo não tem referências políticas.

“Não tenho referência política nenhuma do Tadeu, ele é meu contemporâneo da universidade, é um procurador, um cara muito preparado na atividade dele. Mas a única referência política dele é ser amigo do David Almeida, fora isso, nunca fez nada pela política e pela vida das pessoas”, destacou.

O candidato à reeleição David Almeida foi o último a ser avaliado pelo convidado da semana, que fez uma comparação com o atual prefeito com um ‘aluno fraco’ de escola.

“Aluno fraco que tirou uma nota boa e sai gritando por ai, mas tirou dez notas vermelhas. […] Infelizmente, quem paga a conta de preparar Manaus para ser uma cidade do futuro é a população […]. Aqui [Manaus] é mais do mesmo, o David é mais do mesmo”, disse.

Vale lembrar que as próximas edições do programa ‘Debate Político’ serão totalmente voltadas aos candidatos majoritários, o qual todos serão convidados, respeitando o processo isonômico do processo eleitoral. Já o programa ‘Politizando’, também do O Convergente, terá a participação dos candidatos a vice-prefeito.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: Candidato Gilberto Vasconcelos diz que virou ‘meme’ e avalia gestão de recursos públicos no programa ‘Debate Político’

_____

Por Camila Duarte

Foto: Marcus Reis

Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -