36.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024

Candidata a vice Professora Renata faz avaliação do cenário político em Manaus no programa Politizando; Confira

A candidata a vice da chapa do Mobiliza foi a entrevista do programa, nessa quinta-feira (22)

Por

Candidata a vice na chapa de Wilker Barreto (Mobiliza), Professora Renata (Mobiliza) esteve no programa ‘Politizando’, do O Convergente, nessa quinta-feira (22). Durante o programa, ela fez avaliações sobre o cenário político e também sobre a atual gestão em Manaus. O programa foi transmitido através do canal do youtube do O Convergente.

Ao iniciar o programa, a candidata avaliou a gestão do prefeito David Almeida (Avante) com a nota 4. “Eu reprovaria. Eu daria um 4, porque acredito que a Secretaria Municipal de Educação tem que tomar uma posição e uma responsável com as unidades escolares. Quando falo isso, falo por exemplo da educação infantil. Hoje, temos um déficit de vaga muito grande e é inadmissível que uma mãe tenha que disputar vaga por meio de sorteio”, disse.

Quando mencionou o ensino infantil, a candidata a vice Professora Renata também comentou sobre uma proposta no plano de governo da chapa, voltada para a educação. “Temos uma proposta de criar o fundo municipal infantil, porque não há como você desenvolver nenhuma política pública sem recursos; 10% dos arrecadados dos impostos serão destinados para esse fundo, de uma maneira que a gente promova a construção e a manutenção da educação infantil”, explanou.

Ao ser questionada sobre o papel do vice, Professora Renata destacou que assume um compromisso de estar ao lado do candidato Wilker Barreto, e não em segundo plano. “O vice caminha lado a lado com o prefeito, ele divide responsabilidades, divide obrigações. Ele busca junto com o candidato fazer melhor por Manaus. Nosso plano de governo foi construído junto”, afirmou.

Ela ainda comentou que um dos acordos dos candidatos é que ela possa assumir a Secretaria Municipal de Educação, caso sejam eleitos. “É uma confiança que o Wilker deposita em mim, pelo meu legado na educação, pela minha experiência […], essa minha trajetória, minha formação e minha bagagem profissional e política me credencia junto com ele a não estar no segundo plano, mas ombreando ele”, revelou.

Ao avaliar a atual legislatura da Câmara Municipal de Manaus, a candidata pontuou que o que se nota é que os vereadores preferem estar ao lado do prefeito. “Parece que a população está em segundo plano e o que mais interessa é estar do lado do Poder, estar ao lado do prefeito, mesmo que ele esteja fazendo coisas erradas”, disse.

A candidata também comentou sobre o episódio ocorrido na CMM, em que um vereador afirmou que ‘merenda não é almoço’. “Senti a afronta pelos alunos. A gente sabe que a merenda escolar, que nem é esse título, o nome do programa é ‘programa nacional de alimentação escolar’ […], a merenda escolar passou a ser uma alimentação no sentido de garantir que ao menos uma refeição o aluno tivesse para ter condições nutritivas”, afirmou.

Roleta Política

No quadro Roleta Política, do Politizando, a candidata a vice Professora Renata sorteou o primeiro rosto do candidato a prefeito Gilberto Vasconcelos (PSTU).

“Não tenho muito o que falar do Gilberto porque eu realmente não acompanho a trajetória dele. Respeito muito a candidatura, acredito que quando a pessoa dá esse passo, é um passo de coragem”, disse.

O segundo rosto sorteado por ela foi do candidato Amom Mandel (Cidadania), o qual ela alegou que precisa de mais experiência. “Não vou falar do Amom pela sua juventude, mas pela sua experiência. O que ele me passa, como eleitora, a descontinuidade de projetos que ele não conclui […]. Precisa amadurecer mais um pouco, não está preparado na minha cabeça”, avaliou.

O último rosto sorteado foi do candidato à reeleição David Almeida. A candidata a vice fez críticas a ausência do candidato a prefeito em debates políticos, uma vez que, de acordo com ela, Almeida deveria prestar contas com a população.

“Chamo de omissão porque ele está no governo. Não é somente falar de propostas, acho que David Almeida e seu vice Renato Junior não tem que debater só propostas, mas prestar contas. O que fizeram em 4 anos para mudar a vida da população”, apontou.

O programa Politizando, do O Convergente, tem como intuito oferecer espaço igualitário e democrático para todos os candidatos a vice-prefeito de Manaus, promovendo um debate interativo sobre o cenário político local.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: Candidato a vice Coronel Menezes revela estratégias de campanha e manifesta opinião sobre atual gestão; Confira

____

Por Camila Duarte

Foto: Marcus Reis

Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -