A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, em visita a Manaus a convite do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador João de Jesus Abdala Simões, realizada nesta terça-feira (30), reforçou o compromisso institucional da Corte Superior Eleitoral com a realização das eleições municipais em 2024.
A ministra esteve na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), onde se reuniu com magistrados e técnicos da Corte Eleitoral do Amazonas.
Na oportunidade, ao recepcionar a ministra Cármen Lúcia, em discurso, o presidente do TRE-AM, desembargador João de Jesus Abdala Simões, destacou a presença da ministra do TSE em Amazonas, mencionando que, após sete anos, o estado volta a receber, presencialmente, a visita da autoridade que exerce a titularidade do TSE.
“A última visita presencial foi a do ministro Gilmar Mendes, no ano de 2017, ocasião em que nosso estado teve eleições suplementares. Sete anos depois, temos a grata satisfação de receber a ministra Carmen Lúcia – que tomou posse como titular do TSE, no último mês de junho – e esta visita reveste-se de importância, uma vez que a ministra veio conhecer o planejamento de nosso Tribunal para a condução do próximo pleito, bem como as dificuldades logísticas que enfrentamos por sermos um estado de dimensões continentais. Sua presença, assim sendo, é motivadora e nos indica que temos uma firme liderança empenhada na excelência da prestação dos serviços à nossa sociedade”, afirmou o presidente do TRE-AM.
A programação que contou com a presença de diversas autoridades, dentre o vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral do Amazonas, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil; da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge; do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes; do governador do Amazonas. Wilson Lima; do senador Omar Aziz; da presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheira Yara Lins e demais representantes dos Poderes.
Reunião Técnica
Em reunião com magistrados do TRE-AM, a ministra Cármen Lúcia acompanhou uma apresentação detalhada da estrutura e do planejamento logístico da Corte Eleitoral do Amazonas para a realização do pleito. Na oportunidade, afirmou que o TSE não medirá esforços para que as próximas eleições, programadas para o mês de outubro, sejam realizadas com elevada qualidade operacional.
Encontro com indígenas
No início da tarde, a ministra Cármen Lúcia e o desembargador João Simões tiveram um encontro com lideranças indígenas no Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus. O Parque das Tribos é considerada uma das maiores comunidades indígenas não aldeiadas do mundo. A ministra agradeceu as homenagens, destacou a importância das conquistas indígenas e expressou o desejo de que as eleições sejam uma festa democrática no Brasil.
Da Redação/Assessoria
Fotos: Divulgação/Assessoria/TRE-AM
Leia mais: Antes da convenção do União Brasil, Roberto Cidade revela Coronel Menezes como pré-candidato a vice
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.