26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

“Temos uma Câmara de Vereadores de nível baixo”, avalia Delegado Pablo no programa ‘Debate Político’

O ex-deputado federal foi o convidado da semana da nova temporada do programa Debate Político, apresentado pela CEO da empresa Érica Lima

Por

No último “Debate Político” do mês de junho, nessa terça-feira (25), O Convergente recebeu o ex-deputado federal e pré-candidato a vereador de Manaus Delegado Pablo (PL), que fez comentários sobre o atual cenário político amazonense, além de comentar sobre ações enquanto deputado federal. A nova temporada do programa foi apresentado pela CEO da empresa Érica Lima e exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.

Ao iniciar a entrevista, o político afirmou que decidiu colocar seu nome à disposição para tentar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM) porque acredita que os vereadores que ocupam as cadeiras da Casa estão abaixo do nível.

“Acredito que a Câmara de Vereadores precisa melhorar, não digo que só existe pessoas ruins lá, mas o nível dos políticos é bem baixo. Independente de mandatos ou experiência, estamos preocupados em fazer debates que sejam relevantes para o povo de Manaus. A preocupação lá é defender ou atacar o prefeito, pautas que parecem que estão mais preocupadas com interesses individuais dos vereadores e não com a população”, disse.

Para o ex-deputado, algumas pessoas parecem ter descoberto recentemente alguns problemas em Manaus. No entanto, de acordo com ele, os problemas são persistentes, mas o poder público não tem solucionado.

“Muita gente parece que descobriu hoje que Manaus está com dificuldades. […] Uma série de situações que a cidade já tem colapsadas a décadas e ninguém está fazendo nada. Por isso que a eleição municipal é a mais importante para que a população possa cobrar. A Câmara de Vereadores é bem ali, é só ir lá e você pode participar dos debates”, avaliou.

Da última vez que concorreu ao pleito, em 2022, Delegado Pablo teve pouco mais de 40 mil votos, no entanto, não conseguiu se reeleger como deputado federal. Ao comentar sobre o assunto, ele pontou que o processo eleitoral foi difícil.

“Houveram vários incidentes nas eleições de 2022, é difícil atribuir a uma única causa. Toda vez que você é colocado à disposição da população, você é colocado junto a outros candidatos […]. Tivemos um processo bastante difícil, o mandato foi difícil, com uma pandemia, e que dificultou o que a gente mostrar as realizações que conseguimos fazer”, comentou.

Mandato na Câmara Federal

No mandato como deputado federal, Delegado Pablo destacou no Debate Político algumas ações que fez enquanto esteve na Câmara Federal. “Lutamos para colocar a guarda municipal como força de segurança pública, projetos de lei que ampliaram a atenção de saúde básica da população […]. Tive oportunidade de colocar escolas cívico militares em todo Brasil, foi uma realização nossa”, apontou.

Ainda de acordo com o político, ele teve oportunidade de participar de algumas decisões que mudaram a vida dos brasileiros, como o PIX. “Apoiando o presidente Bolsonaro, tive a oportunidade de fazer várias realizações na vida das pessoas, como o PIX, uma realidade feita a partir da Câmara dos Deputados, mudando a vida do cidadão”, disse.

Ao ser questionado pela apresentadora Erica Lima sobre o deputado federal menos atuante na atual legislatura, Delegado Pablo não apontou nomes, mas fez uma reflexão sobre trajetórias apagadas.

“Tem deputado federal que tem ido para o nono mandato mas ninguém lembra dele. Tem deputado federal que se elege com pautas da igreja, mas você sabe onde ele está e o que está fazendo? […] Tem muito deputado federal que é porque entrou agora e vamos dizer que é apagado, ele já tem uma trajetória de apagado”, disse.

Segurança Pública

Sendo a principal bandeira defendida pelo político, Delegado Pablo comentou sobre a segurança pública em Manaus. Ao falar sobre a guarda municipal, ele afirmou que, apesar da gestão ter equipado os servidores, ainda existem muitas obrigações para os guardas municipais, que não são muitos.

“Isso ainda é muito embrionário, os guardas hoje são uns verdadeiros guerreiros porque são um efetivo pequeno e tem muita coisa para dar conta”, disse.

Em relação a segurança pública como um todo, o político destacou ainda alguns pontos que são considerados como segurança pública, como a própria iluminação em algumas partes da cidade.

“Segurança pública não é só polícia, é vigilância. Onde estão as câmeras em Manaus? […] A iluminação pública aumenta muito a sensação de segurança e a possibilidade de você não ter um incidente criminoso”, afirmou.

Câmara Municipal de Manaus

Logo no início do programa, Delegado Pablo comentou sobre a atuação dos vereadores de Manaus, o qual ele avaliou como abaixo do nível. Ao falar novamente sobre o assunto, o político afirmou que são ‘raras exceções’ que se destacam, mas não apontou quais.

“São raras exceções, temos uma Câmara de Vereadores de nível baixo. As discussões se resumem em quem bate e quem apoia o prefeito. Ser base do prefeito parece que muda o pensamento do vereador”, disse.

Delegado Pablo ainda ponderou que, na prática, os vereadores estão preocupados em defender os interesses próprios do que os interesses da população.

“Na prática, temos uma Câmara de Vereadores de nível baixo, gente que está preocupada em defender seus interesses e não o da população. Felizmente, temos meios de comunicação que tiram esse pessoal das sombras, viviam escondidos, falavam o que queriam falar e agora não”, afirmou.

Jogo das Cartas

Ao participar do tradicional Jogo das Cartas, a primeira imagem sorteada por Delegado Pablo foi do governador Wilson Lima (UB), o qual ele definiu como uma gestão mediana.

“É uma gestão mediana. Na área da segurança pública, temos servidores fazendo manifestações porque não tem pagamento de data-base […]. Você vai encontrar hospitais que tem trabalhando verdadeiros guerreiros porque não tem estrutura […] O governador tinha que dar mais atenção para pautas que são mais importantes para o Amazonas”, explicou.

O vereador e presidente da CMM, Caio André (UB), foi outra imagem avaliada por ele. De acordo com Delegado Pablo, o presidente da CMM conseguiu tornar a Casa independente.

“A atuação dele vem melhorado de uns tempos para cá, principalmente quando assumiu a presidência da Câmara, porque antes não víamos muito a atuação dele. Ele entrou e colocou que a Câmara tinha que ter independência, é triste ver uma Câmara dependente de um prefeito […], pela primeira vez, começamos a colocar os problemas na mesa”, avaliou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Roberto Cidade (UB) foi o terceiro político avaliado pelo convidado da semana. De acordo com ele, apesar de fazer uma gestão ‘interessante’, a Aleam não tem fiscalizado da forma que deveria o governador Wilson Lima.

“Vem fazendo uma gestão que para a Aleam parece interessante. […] Que pauta de fiscalização você viu da Aleam com o governador? O governador está recebendo a devida fiscalização? Para mim, não, está faltando isso”, disse.

Questionado pela apresentadora sobre os rumores de uma possível chapa entre Roberto Cidade e Alberto Neto (PL) na disputa pela Prefeitura de Manaus, o ex-deputado federal ponderou que o colega de sigla é pré-candidato a prefeito, mas que a pressão pode ser um jogo de interesses.

“Ele é pré-candidato e vai manter sua pré-candidatura. A gente acredita que a direita precisa dessa representatividade. Todos os candidatos sofrem pressão, ser candidato é difícil, por isso que há muito poder e também há jogo de interesse muito forte”, afirmou.

Ainda comentando sobre pré-candidatos, Delegado Pablo fez uma análise da pré-candidatura de Marcelo Ramos (PT), o qual ele afirmou que o mesmo tem feito uma campanha “ofensiva” contra os demais pré-candidatos.

“Acho que ele deveria mostrar o que foi feito por ele na Câmara antes de tentar ser candidato a prefeito. Quando ele foi eleito para a Câmara ele não estava em partido de esquerda, e a sua trajetória a vida inteira é de esquerda. Ele está fazendo uma campanha ‘ofensiva’, de ataque aos outros candidatos e de defesa ao presidente Lula, que infelizmente tem muitos mais problemas a serem mostrados do que qualidades”, pontou.

Retornando ao sorteio das cartas, a figura de Coronel Menezes foi sorteada pelo convidado. Ele destacou que possui uma amizade com o também pré-candidato a vereador, mas disse que não entendeu a saída de Menezes do PL.

“Não entendi muito bem porque ele saiu do PL. Eu vim ao PL porque o presidente Bolsonaro foi muito claro: ‘Eu vou apoiar os candidatos do PL’. […] Sempre que a gente atende o comando que o líder político dá […], qualquer movimento que rasgue a direita, vai ficar parecendo com os políticos de esquerda, com interesses pessoais […]. Nisso daí, eu não sei muito bem o que aconteceu com o meu amigo, mas desejo sorte, mas acredito que era necessário que a gente atendesse as solicitações”, afirmou.

A imagem de Amom Mandel (Cidadania) também foi outra comentada por Delegado Pablo, que afirmou que não conseguiu ver o trabalho realizado por ele na Câmara Federal. Para Pablo, Amom pode estar concentrado na disputa pela Prefeitura de Manaus, o que deixou de lado o mandato como deputado federal.

“Não é porque eu acho que a gestão dele é boa ou ruim, mas porque não conseguimos ver o trabalho dele como deputado federal […] A preocupação é só falar do pleito de Manaus, tem gente que diz que o Amom, por estar com a cabeça em 2024, tem só falado disso: críticas à atual gestão, pautas que sejam para colocar o nome dele no eleitorado de 2024. Mas, ele foi eleito para ser deputado federal”, alegou.

A última figura sorteada foi a do vereador Rodrigo Guedes (PP), o qual ele destacou o trabalho de fiscalização na CMM, apesar de acreditar que o parlamentar que faz a fiscalização está fazendo o que foi destinado à ele. “Ele vem fazendo um trabalho bom e um trabalho que o vereador tem que fazer”, disse.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: “Estou pronto para enfrentar quem quer que seja”, diz pré-candidato Roberto Cidade no programa ‘Debate Político’

___

Por Camila Duarte

Foto: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -