31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Em Presidente Figueiredo, UEA realiza ações sociais e de saúde gratuitamente

Vacinação, retirada da 2ª via de Certificado de Reservista, dicas nutricionais, atendimento médico e orientação jurídica foram alguns dos serviços do projeto Proex em InteriorizAÇÃO

Por

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) esteve presente em Presidente Figueiredo, neste final de semana, levando atendimentos diversos à população, totalmente gratuitos. O município fica distante 117 quilômetros de Manaus em linha reta.

Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) foi realizado o Projeto Proex em InteriorizAÇÃO. Os serviços aconteceram no Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo (Nespf/UEA), das 8h ao meio-dia.

A população da sede do município e de comunidades vizinhas buscaram por serviços de vacinação, retirada da 2ª via de Certificado de Reservista, dicas nutricionais, atendimento médico e orientação jurídica dada pelo juiz Sandro Nahmias, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e pela advogada Ana Caroline Queiros. Interessados em se embelezar também puderam ter acesso à design de sobrancelhas, esmaltação e corte de cabelo masculino e feminino.

“Gosto desse tipo de ação e aproveito para vir sempre que posso. Vou ajeitar minhas sobrancelhas e cortar meus cabelos”, disse a diarista Ediene Pinto Gomes, 54.

A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, esteve presente na ação. Ela levou dez alunos do curso de Medicina da UEA para realizarem o exame de eletroencefalograma e darem orientações sobre saúde a moradores.

“É muito importante a presença da universidade no interior do Amazonas, levando o conhecimento de nossos alunos para benefício daqueles que tanto precisam”, ressaltou a vice-reitora, que também é médica cardiologista.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, o InteriorizAÇÃO desse semestre, em Presidente Figueiredo, representa o potencial e a capilaridade da extensão universitária no interior do estado.

“Fizemos em outros municípios e essa tem sido a tônica do projeto: potencializar as atividades de extensão nas unidades do interior e, com isso, dar toda visibilidade aos projetos que a UEA desenvolve no entorno das comunidades e no processo de formação de nossos estudantes para muito além da capital.”

Serviços

Dentre os serviços levados a Presidente Figueiredo, destaque para alistamento militar; emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação; embelezamento; atendimento do CTA (Testagem rápida); exposição de alimentos regionais; orientação nutricional; palestra sobre prevenção de acidentes domésticos, minicursos de brigadas e primeiros socorros dada pelo Corpo de Bombeiros, dentre outros serviços. A Companhia Entrecorpus da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Esat) integrou a ação em Presidente Figueiredo e fez a apresentação da coreografia Nosso Encontro, que encantou o público presente.

O Projeto Proex em InteriorizAÇÃO contou com o apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa), Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Cultura (Semcult); Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM); Serviço Social do Comércio (Sesc); Corpo de Bombeiros; Ecopaper Amazônia Ltda.; Comando Militar da Amazônia (CMM); Tribunal Regional do Trabalho – 11ª Região – Vara Presidente Figueiredo; Projeto Somar (CAC/UEA); Curso de Agroecologia do Nespf/UEA; Doação de armação de óculos (Proex/UEA); Companhia de dança Entrecorpus (Esat/UEA) e Liga Acadêmica de Cardiologia Clínica (Lacac).

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom / UEA

Foto: Divulgação / UEA

Leia mais: Operação Tamoiotatá 4 aplica R$ 14 milhões em multas por prática de crimes ambientais no Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -