29.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

“Poderia desencadear uma catástrofe”, diz secretário da ONU sobre tensão entre Israel e Hezbollah

Hezbollah é um dos principais aliados do Irã no Oriente Médio e apoiador do Hamas

Por

A tensão entre Israel e o grupo libanês Hezbollah intensificaram a guerra nos últimos dias. Na sexta-feira (21), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que o mundo não suportaria que o Líbano se tornasse outra Faixa de Gaza.

Hezbollah é um dos principais aliados do Irã no Oriente Médio e apoiador do Hamas. O grupo tem trocado ameaças e lançado foguetes em algumas áreas da fronteira desde o início do conflito de Israel com Hamas.

“Um movimento precipitado, um erro de cálculo, poderia desencadear uma catástrofe que vai muito além da fronteira e, francamente, além da imaginação. Sejamos claros: as pessoas da região e as pessoas do mundo não podem suportar que o Líbano se torne outra Gaza”, afirmou o secretário.

O exército israelense diz ter realizado uma série de ataques contra posições do Hezbollah. Edifícios utilizados pelo grupo foram alvos de ataques, além de postos militares e outras localidades próximas da fronteira.

Na semana passada, o grupo libanês fez o maior ataque, com mais de 200 projéteis. Esse foi o maior registrado desde o dia 7 de outubro, quando iniciou a guerra.

O ataque foi uma resposta pela morte de um comandante de Hezbollah, que foi morto por ataque aéreo em Tel Aviv, no começo do mês de junho.

Por conta dos ataques, dezenas de libaneses e israelenses precisaram deixar suas casas que ficam próximas à área de tensão.

*Com informações da Folha

Leia mais: Nova Guerra Mundial? Entenda os riscos do conflito entre Israel e Irã

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -