31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Representantes do G20 promovem reuniões técnicas em Manaus, nesta semana

Outras autoridades, representando o governo do Amazonas e demais ministérios envolvidos nas discussões também participarão dos eventos

Por

De 17 a 21 de junho, as e os delegados da Iniciativa de Bioeconomia e do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Climática e Ambiental farão suas primeiras reuniões fora de Brasília. Os dois encontros em terras manauaras, na confluência dos rios Negro e Solimões, parte de uma compreensão do espaço territorial das reuniões do G20 como parte balizadora dos processos e temas do fórum.

Manaus, que abriga a sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), um dos mais importantes centro para estudos científicos do bioma amazônico e para assuntos internacionais de sustentabilidade, é mais escolha alinhada a um objetivo geral da presidência brasileira do G20 neste ano: por os pés dos delegados a pisarem e as mentes a pensarem onde os temas são realidade. A capital é a cidade mais populosa da Amazônia Brasileira e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da Região Norte do país.

“A presidência brasileira direcionará os trabalhos com um olhar solidário e construtivo, buscando criar pontes entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. É uma oportunidade única para acelerar as transformações necessárias para combater a emergência climática, a perda de biodiversidade e a ameaça de desertificação”, colocou a Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), Marina Silva, no início do ano, no contexto da primeira reunião do GT de Sustentabilidade.

Olhar de cooperação entre Norte e Sul Global que serão guias das reuniões desta semana na capital do Amazonas. No que tange a Iniciativa de Bioeconomia, as representações da Austrália e da Guiana dividirão uma das mesas principais, enquanto Japão e África do Sul irão, conjuntamente, coordenar outra mesa da programação.

Tanto a ministra do MMA, Marina Silva, quanto o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador André Corrêa do Lago, que coordena a Iniciativa de Bioeconomia, acompanharão os debates, com espaço na programação, no dia 19 de junho, pela manhã, destinado a uma fala de inicial aberta a jornalistas credenciados, que seguirá de uma coletiva de imprensa. Outras autoridades, representando o governo do Amazonas e demais ministérios envolvidos nas discussões também participam do momento.

A primeira das reuniões acontece dos dias 17 e 19 de junho, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, sob coordenação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), com três eixos cardeais: conhecimento; natureza; e desenvolvimento sustentável. A Iniciativa é uma promoção inédita da presidência brasileira do G20. Dentre os temas dos painéis, que são fechados aos delegados estão (i) bioeconomia para comunidades tradicionais e rurais e para povos indígenas; (ii) uso sustentável de florestas para a bioeconomia; (iii) usos da água para a bioeconomia; e (iv) papel da bioeconomia como facilitador da recuperação produtiva, na regeneração ambiental e na biorremediação.

Por fim, está previsto aos visitantes estrangeiros uma imersão amazônica, com visitas ao encontro das águas dos rios Solimões e Negro, ao Museu da Amazônia, ao Palácio Negro e ao Teatro Amazonas, onde deverão assistir ao Balé Folclórico da Amazônia.

Nos dias 20 e 21 de junho, é a vez do GT da Trilha de Sherpas, coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, reunir seus delegados para debater, com prioridade: pagamento por serviços ecossistêmicos no plano global; inclusão dos movimentos de catadores para uma transição justa; e resíduos e economia circular. Na oportunidade, as representações internacionais também terão a possibilidade de realizar visitas assentadas aos assuntos da reunião.

 

 

 

 

 

 

Fonte: G20 Brasil 2024

Foto: Reprodução / G20 Brasil / Ricardo Stuckert/PR

Leia mais: Lula se posiciona contra aborto, mas chama de ‘insanidade’ PL que equipara com homicídio

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -