Servidores das áreas ambientais do governo federal decidiram fazer uma paralisação geral nesta quarta-feira (5), data em que é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente. A paralisação dos servidores tem relação com a reestruturação do plano de carreira.
De acordo com informações, a decisão de paralisação ocorre após uma série de assembleias regionais da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), que lidera há seis meses o movimento por uma reestruturação na carreira.
No documento, havia a informação que “na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA”, e que “embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”.
A carta ainda afirma que não há motivos de celebração do Dia do Meio Ambiente pelos servidores, uma vez que eles alegam desinteresse do governo federal para reajustar a carreira dos mesmos.
“Infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente a necessidade de seguirmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA”, disse.
Os servidores ambientais já se reuniram algumas vezes com representantes do governo federal, como a ministra Marina Silva, para tentar chegar a um acordo. Porém, nenhuma das reivindicações apresentadas pelos servidores na proposta original de reestruturação da carreira foi acatada pelo governo até o momento.