27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Procuradoria da CMM dá parecer favorável para instalação da CPI da Semcom

Na próxima semana serão definidos com os líderes dos partidos na CMM os próximos passos da investigação

Por

Durante a sessão plenária desta terça-feira (16), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (UB), anunciou que a Procuradoria da Casa deu o parecer favorável para a instalação da CPI que vai investigar as ações da Secretária Municipal de Comunicação (Semcom).

Na segunda quinzena de março, a oposição protocolou um pedido para a instalação de uma CPI contra a Semcom após a repercussão de um vídeo que mostra uma suposta entrega de propina na sede do órgão.

Em ida à CMM, o até então secretário Israel Conte apontou que o conteúdo foi manipulado e mostrou um laudo pericial. Ao O Convergente, o vereador William Alemão (Cidadania) reforçou que as provas não convenceram os parlamentares, que continuaram com o pedido de instalação da CPI.

Após a lida do parecer, o vereador William Alemão comentou sobre a instalação da CPI na CMM e pontou que “Manaus inteira estava esperando que fosse instaurada”.

Conforme explicado pelo presidente da CMM, na próxima semana será realizada uma reunião para definir os próximos passos da CPI. “Segunda-feira vamos nos reunir, os líderes dos partidos, para definir quem serão os membros, presidente, vice-presidente, suplentes”, reforçou o vereador William Alemão.

Sendo um dos autores do requerimento, ele ainda afirmou que a investigação vai se aprofundar na denúncia do vídeo. “Esse tipo de denúncia que recebemos e foi o causador dessa CPI é um ato de improbidade administrativa, assim se for comprovado, ele é diretamente uma lavagem de dinheiro porque é desvio de dinheiro público”, disse.

Entenda

O vídeo que circulou nas redes sociais e ganhou repercussão nacional mostra um homem chegando no prédio da Semcom e recebendo um envelope de uma servidora. Ao entrar em um local com menor circulação de pessoas, ele abre o envelope e mostra uma quantia em dinheiro.

No dia 20 de março, o secretário municipal de comunicação Israel Conte prestou esclarecimento aos vereadores sobre o vídeo de uma suposta entrega de propina dentro do prédio da Semcom. De acordo com ele, após o conteúdo passar por uma perícia técnica, foi constatado que as imagens foram manipuladas.

De acordo com o laudo, no vídeo existem diversas lacunas, o que evidencia a manipulação. “Com base nas análises técnicas pericias detalhadas acima, há de se mencionar, que, O VÍDEO PERICIANDO APRESENTA UM CLARO TRABALHO DE MANIPULAÇÃO AUDIOVISUAL, visto que apresenta edições em pontos muito específicos, quebras de sequência de imagem e som, interrupções nos planos de imagem, bem como interrupções abruptas de áudio, fato verificado a partir da curvatura das ondas sonoras”, diz um trecho do laudo.

Leia mais: Em nova tentativa, Justiça rejeita recurso de David Almeida para votação do empréstimo de R$ 580 milhões

____

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -