Faltando poucas semanas para o início da pré-campanha, a oposição da Câmara Municipal de Manaus conseguiu sair de três vereadores e alcançou um maior espaço na Casa, exemplo dessa divisão entre base e oposição foi a sessão plenária desta terça-feira (2) na CMM.
A sessão durou pouco mais de 2 horas e, em diversos momentos, a gestão do atual prefeito de Manaus David Almeida (Avante) foi o discurso dos vereadores de Manaus. Na sessão desta terça-feira, a base do prefeito não usou o tempo para falar sobre as ações da gestão municipal e deixou a oposição fazer o uso da palavra na maior parte do tempo.
Entre os assuntos que estiveram presentes no debate dos vereadores foi o reajuste aos profissionais da educação. No mês passado, a Prefeitura de Manaus encaminhou um Projeto de Lei que fixa em 1,25%, a recomposição salarial dos profissionais da educação. A medida passou a valer a partir de 1º de abril e deu um aumento de apenas R$ 30 aos educadores.
“Precisamos ter um planejamento estratégico, não é com festinha que se valoriza professor. Fica aqui a minha revolta, minha tristeza em ver que a cidade de Manaus poderia ter seus profissionais cada vez mais valorizados e uma educação no caminho certo, o que vemos é um jogo de interesse e de egos e de gente que não sabe o que está fazendo”, disse o vereador Lissandro Breval (Avante) ao fazer o uso da palavra.
Outro ponto falado durante a sessão da CMM também foi o reajuste de 1,79% para os profissionais de saúde, que devem passar a ter um aumento de apenas R$ 36,60. “Esse é o aumento vergonhoso que o prefeito de Manaus quer dar para vocês, que são seis vezes campeões da melhor saúde básica do Brasil. Prefeito David, respeite! Isso é humilhante ao servidor que está trabalhando para trazer a melhor saúde para Manaus”, afirmou o vereador Capitão Carpê (sem partido).
Dia do Autismo
Além das críticas, os parlamentares também relembraram o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2). Os parlamentares também usaram o tempo de fala no Grande Expediente para cobrar ações do Executivo Municipal em áreas prioritárias como educação e saúde.
“Hoje se comemora e se ressalta um dia especial. Quero exaltar o papel das famílias, dessas mães guerreiras que lutam diariamente. Hoje é dia da inclusão e do respeito, e como presidente da comissão de Saúde quero destacar os avanços que já houveram na capital, sobre esse assunto”, afirmou o parlamentar o vereador Elan Alencar (DC), presidente da Comissão de Saúde da CMM.
Confira a sessão na íntegra:
Leia mais: Com dois nomes cotados, PT se reunirá com Lula para definir pré-candidato a prefeito de Manaus
___
Por Camila Duarte
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.