31.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

MP do Acre emite recomendação de combate à dengue em município

A recomendação pede que o poder público municipal tome ações para controlar a doença em Tarauacá

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) emitiu uma Recomendação direcionada ao poder público municipal com o intuito de estabelecer medidas preventivas e de combate à dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos e aliviar a demanda no Hospital Geral Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá.

A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros,  que destacou que a disseminação da dengue no município se dá principalmente por conta do  armazenamento inadequado de materiais em propriedades privadas, impossibilitando a eliminação de focos da doença. Além disso, a omissão e até mesmo obstrução de proprietários em permitir o acesso para ações de combate tem dificultado os esforços da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária.

Para enfrentar esta situação, o MPAC recomendou ao Município de Tarauacá que notifique os proprietários de imóveis abandonados para promover a limpeza dos locais em prazo delimitado e, se necessário, promova o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares em caso de abandono ou recusa de acesso, conforme previsto na Lei n° 13.301/2016, bem como apliquem as multas devidas nos termos da legislação municipal.

O MPAC também solicitou o estabelecimento de uma unidade de saúde “sentinela”, com horário de funcionamento estendido e destinado para atendimento dos casos relacionados à dengue, assim como a coleta de amostras para exame de ZDC (zika, dengue e chikungunya), conforme protocolo estabelecido do Lacen.

A recomendação  ainda aponta para a necessidade de intensificar as ações de controle, com o tratamento focal em larvicidas nos depósitos de água de consumo humano passíveis de tratamento, entre outras medidas.

Por fim, o MP ainda recomenda a promoção de ações de conscientização da população por meio de campanhas preventivas que orientem e conscientize a sociedade. O não cumprimento da recomendação poderá implicar no ajuizamento de ação civil pública, com imposição de multa e outras medidas legais cabíveis.

 

Fonte: Ministério Público do Estado do Acre – MPAC

Leia mais: Governo da Venezuela dá 72 horas para ONU suspender operações no país

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -