34.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Municípios do AM têm prazo para justificarem falta de acessibilidade em portais da transparência

O Ministério Público de Contas (MPC) instaurou representação alegando que as gestões municipais de Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Rio Preto da Eva não atenderam recomendações para implementação de ferramentas de acessibilidade

Por

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Cláudio Neto, em decisões monocráticas, deu o prazo de cinco dias para que as prefeituras municipais de Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Rio Preto da Eva se manifestem sobre a falta de acessibilidade de seus respectivos portais na internet.

As decisões foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico desta quinta-feira (7), e podem ser acessadas em doe.tce.am.gov.br.

De acordo com as decisões, o Ministério Público de Contas (MPC) instaurou representação alegando que as gestões municipais de Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Rio Preto da Eva não atenderam recomendações para implementação de ferramentas de acessibilidade, como Libras e leitor de tela, em seus portais institucionais na internet.

As medidas cobradas pelo MPC visam garantir o pleno acesso às informações por parte de pessoas com deficiências. Na representação instaurada pelo órgão, foi solicitada a concessão da medida cautelar para se iniciarem os procedimentos necessários à implementação das ferramentas de acessibilidade.

No entanto, o conselheiro-relator acautelou-se no entendimento de que as respectivas prefeituras deveriam ser ouvidas sobre o tema, e concedeu o prazo de cinco dias úteis para manifestações.

Leia mais: Sem informar detalhes, compra de eletrodomésticos vai custar mais de R$ 3 milhões aos cofres de Novo Aripuanã

__

Com informações TCE

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -