O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta sexta-feira (1/12), postou nas redes sociais, uma cobrança por recursos e a edição de uma medida provisória em favor da Prefeitura de Maceió (AL) para o atendimento a atingidos pelo risco de colapso de mina de sal-gema na capital alagoana. A estrutura, que foi explorada pela Braskem, pode desabar a qualquer momento, segundo a Defesa Civil.
A grave crise ambiental, humana e estrutural em Maceió precisa de um amparo urgente do governo federal. Solicitei aos órgãos responsáveis a viabilização de recursos e a edição de medida provisória que garantam à prefeitura de Maceió condições de atendimento aos moradores [+]
— Arthur Lira (@ArthurLira_) December 1, 2023
A prefeitura já declarou situação de emergência no município, após o agravamento da situação da mina. Para Lira, o caso “precisa de um amparo urgente do governo federal”.
Segundo informações do governo de Alagoas, cinco abalos sísmicos foram registrados apenas neste mês. O governo teme que um possível desabamento possa ocasionar a formação de crateras gigantes.
Na quinta (30), Lira se reuniu com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, para tratar do assunto. Depois do encontro, o presidente da Câmara disse ter entrado em contato com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, e pedido prontidão e alerta da Defesa Civil Nacional.
Risco iminente de colapso
A Defesa Civil de Maceió afirmou nesta sexta-feira (1º) que a área ao redor da mina 18 da Braskem, que está em risco iminente de colapso, está afundando em uma velocidade de 2,6 centímetros por hora.
Em nota, o órgão informou estar em “alerta máximo” e que o deslocamento vertical acumulado na área da mina é de 1,42 metro.
Leia mais: Políticos do Amazonas vão ao Catar para debater a preservação da Amazônia na COP28
__
Por July Barbosa com informações CNN
Revisão textual: Vanessa Santos
Foto: Divulgação
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.