27.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 22, 2024

George Lins destaca importância dos exames de rastreio para saúde masculina em palestra nos Bombeiros

Médico urologista com mais de dez anos de atuação, George ressaltou a importância da campanha Novembro Azul

Por

Em alusão à campanha Novembro Azul, o deputado George Lins (UB) realizou, nesta terça-feira (14/11), uma palestra no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para destacar a importância dos exames de rastreio no combate ao câncer de próstata. A palestra faz parte das ações do projeto-piloto Segurança Azul, uma iniciativa da CBMAM em parceria com o parlamentar.

Médico urologista com mais de dez anos de atuação, George ressaltou a importância da campanha Novembro Azul para incentivar os homens a cuidarem de sua saúde, com especial atenção ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“O diagnóstico precoce é uma ferramenta fundamental para salvar vidas, por isso a relevância de iniciativas de conscientização como esta para combatermos o câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre os homens. Em nome do comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, agradeço ao Corpo de Bombeiros pela oportunidade de discutir esse tema de extrema importância para a saúde masculina”, enfatizou o deputado.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda consultas regulares a urologistas para homens a partir dos 50 anos. Para aqueles com 45 anos, histórico familiar positivo de câncer de próstata ou de ascendência negra, a orientação é buscar atendimento médico para realização dos exames de rastreamento.

Segundo dados do Inca, o Brasil projeta cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata anualmente no triênio 2023-2025. Para o Amazonas, estima-se o registro de 570 novos casos em 2023.

Projeto Segurança Azul – Idealizado pelo CBMAM, o projeto visa o rastreamento e a identificação precoce do câncer de próstata em militares da ativa com 40 anos ou mais no Corpo de Bombeiros do Amazonas.

A corporação é pioneira no Brasil na implementação de um programa de rastreamento e monitoramento anual para todos os seus militares do sexo masculino com mais de 40 anos, visando detectar precocemente o câncer de próstata. O deputado George Lins é o padrinho do projeto.

__

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leandro Castro

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -