26.3 C
Manaus
terça-feira, abril 23, 2024

Após cirurgia no quadril, Lula já caminha pelo quarto antes do previsto

Nessa sexta-feira (29), o presidente foi submetido a uma cirurgia no quadril

Por

De acordo com o boletim médico divulgado, o presidente Lula já dá os primeiros passos, com andador, pelo quarto do hospital onde está internado. O presidente foi submetido a uma cirurgia no quadril, nessa sexta-feira (29).

Conforme informou o Hospital Sírio-Libanês, pela manhã deste sábado (30), Lula acordou bem logo após a cirurgia e já iniciou o processo de fisioterapia.

Havia uma apreensão por parte dos fisioterapeutas de que o presidente pudesse não conseguir sustentar o peso do corpo, após a cirurgia. Por isso, Lula estar andando um dia após o procedimento cirúrgico animou os médicos.

Lula tem artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento, por causa do atrito entre os ossos. Nos últimos meses, o presidente vinha se queixando de dores com mais frequência. A cirurgia consiste na colocação de próteses em substituição ao osso tanto da cabeça do fêmur, quanto da cavidade óssea (acetábulo) onde ele se encaixa, restituindo a capacidade de articulação e movimentação da perna e do quadril.

Em coletiva de imprensa, nessa sexta-feira, a equipe médica informou que a cirurgia do presidente ocorreu tudo conforme o previsto. “O procedimento transcorreu sem intercorrências, o presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, o presidente irá para um apartamento, um quarto normal, não necessitando de semi-intensiva nem de UTI [unidade de terapia intensiva]”, afirmou o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que acompanha Lula há vários anos.

*Com informações da Agência Brasil e UOL

Leia mais: Lula dá entrada em hospital para passar por cirurgia no quadril

___

Da Redação

Revisão textual: Vanessa Santos

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -