27.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 22, 2024

“Me sentindo muito bem”, diz Eduardo Suplicy sobre uso de cannabis medicinal para tratamento de Parkinson

O deputado revelou que, além do tratamento convencional, utiliza a cannabis medicinal

Por

O deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), revelou ter sido diagnosticado com a doença de Parkinson. A descoberta ocorreu no fim do ano passado.

A doença está em estágio inicial e com sintomas leves. “Eu estava com certos tremores nas mãos, especificamente na hora de comer, de segurar os talheres, de tomar uma sopa. Tremia um pouco”, relata o político. Além de informar que, com o uso, está se “sentindo muito bem”.

Suplicy está usando Cannabis medicinal no tratamento. O produto foi importado em fevereiro. O deputado defende que o item seja regulamentado pelo governo. Atualmente, não há distribuição do produto pelo SUS, apenas pacientes com algum poder aquisitivo conseguem bancar o tratamento.

O deputado tem feito campanha para que o Congresso Nacional se debruce sobre o tema. Nas redes sociais, Suplicy pede que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, coloque em pauta o projeto de lei 399/2015, que viabiliza a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação.

O Ministério da Saúde explica que o Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa, causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra.

Leia mais: Policial federal ferida por Roberto Jefferson pede R$ 1 milhão de indenização

__

Por July Barbosa com informações CNN

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -