27.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Ex-comandante da PM do Governo de Roraima é investigado por suspeita de fraude em concurso

Professora protocolou três denúncias contra o coronel

Por

O ex-comandante-geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), coronel Francisco Xavier, é alvo de três denúncias por suspeita de manipulação no processo elaborado na gestão do governador Antônio Denarium para contratação de instrutor e professor civil para dar aulas no curso de formação de soldados da PMRR. (veja os documentos no final da matéria).

A denúncia foi protocolada no Ministério Público de Roraima por uma das candidatas, identificada como professora. Carla Domingues acusa o coronel de elaborar as provas e, por isso, passar no concurso em primeiro lugar.

Leia mais: Ex-comandante da PM do Governo de Roraima é investigado por suspeita de fraude em concurso

O resultado final foi homologado em março, mas, de acordo com a denúncia, outros policiais militares também participaram do processo de elaboração do concurso, ferindo o princípio da isonomia.

“Quem elaborou o certame se inscreveu e foi aprovado em primeiro lugar. O ex-comandante-geral Francisco Xavier, assim como membros da diretoria de ensino policial. O edital foi totalmente direcionado”, diz Carla.

Na última quinta-feira (24), o Diário Oficial do MP publicou detalhes da investigação que foi aberta a partir da denúncia da professora e diz que vai “apurar o possível ato de improbidade administrativa atentatório aos princípios da administração pública (art. 11, V, da Lei N° 8.429/92)”.

A PM de Roraima garante que a denúncia não procede. A defesa de Xavier disse que vai se manifestar no processo. A nota da polícia defende a lisura do concurso.

“Destaca-se que a PMRR atendeu à solicitação para alteração do edital, permitindo a participação de instrutores civis, e a participação do candidato citado pela denunciante ocorreu de forma regular, no período em que não exercia o cargo de comandante-geral da PMRR”, acrescenta.

A professora protocolou três denúncias no MP  e afirma que foi processada por Xavier, que pede R$ 20 mil por calúnia e difamação.

O caso agora segue em tramitação no MP.

diario-eletronico-do-mprr-n-320-2023-2023-08-23-16-36-19 SEI_GRR-7972003-Termo-de-Homologacao-PSS-CURSOS-PMRR-2023

Por: Elton Rodrigues 

Revisão textual: Vanessa Santos 

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -