30.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Governo Federal nomeia Marcio Pochmann como presidente do IBGE

Pochmann vai assumir a vaga de Cimar Azeredo, que comandava interinamente o órgão

Por

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já tem um novo presidente. Depois de muitas especulações e divergências sobre a escolha de quem iria comandar o instituto, o presidente Lula bateu o martelo e nomeou nesta terça-feira (8) o economista Márcio Pochmann. A posse no cargo está publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

O nome de Pochmann para o cargo já havia sido antecipado pelo governo Lula na última semana do mês de julho. Após especulações sobre a escolha de Márcio, opositores à nomeação teceram críticas ao economista, que foi defendido por Lula. A indicação também teria causado preocupação ao Ministério do Planejamento e Orçamento, comandado por Simone Tebet, ao qual o IBGE é vinculado. Outra preocupação seria o fato de o IBGE ainda estar organizando os dados do Censo 2022 e uma troca nesse momento poderia afetar os resultados.

Simone chegou a ser questionada sobre a indicação de Márcio Pochmann para assumir o comando do IBGE e declarou que acatará qualquer nome que seja indicado pelo Palácio do Planalto.

Pochmann tem experiências no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão que presidiu entre 2007 e 2012. Depois, assumiu o comando da Fundação Perseu Abramo, eleito pelo Diretório Nacional do PT, partido ao qual é filiado. Ele exerceu a função por dois mandatos e foi substituído por Aloizio Mercadante. Ele também já foi presidente do Instituto Lula.

Leia mais: Márcio Pochmann é anunciado como novo presidente do IBGE

Por Karina Garcia

Revisão: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -