Em agosto, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) conduzirão eleições para escolha dos conselheiros titulares e suplentes, utilizando pela primeira vez a internet como plataforma de votação. As eleições do CRM Amazonas e dos demais estados ocorrerão nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h.
De acordo com a Resolução CFM nº 2.315/2022, a votação será realizada por meio de uma plataforma web disponível no endereço www.eleicoescrms.org.br. O voto é obrigatório para todos no CRM, exceto para os maiores de 70 anos, para os quais é facultativo.
No Amazonas, duas Chapas concorrem ao pleito do CRM local: Uma constituída por candidatos com longa experiência no Conselho, atuando por aproximadamente 20 anos.
A outra é formada por candidatos respeitados na classe médica, com o apoio do sindicato médico.
Eleições no CRM Amazonas
A Chapa 1 destaca sua tradição e experiência administrativa, gerenciando o Conselho Regional de Medicina há 20 anos, com uma arrecadação anual em torno de 7 milhões de reais, porém sua gestão tem sido questionada por alguns profissionais em relação à adequada aplicação dos recursos.
A Chapa 2, por sua vez, aposta na Transparência e Renovação, apresentando um grupo mais diversificado de profissionais que almeja romper o ciclo de alternância de poder da Chapa rival no órgão.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que, como toda a votação será feita pela internet, o resultado será proclamado logo após o fechamento das urnas em 15 de agosto. Para assegurar a lisura do processo, o CFM contratou uma empresa de auditoria para fiscalizar todo o processo eleitoral nos 27 CRMs.
As eleições para os CRMs em 2023 seguem as regras da Resolução CFM nº 2.315/2022 e das portarias do CFM nº 84 e 101 de 2023.
Leia mais: Aplicativo Buracômetro é lançado em 27 cidades para ajudar população a fiscalizar gestão municipal
_
Edição; Hector Santana, com informações da assessoria
Foto: Divulgação