27.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 22, 2024

Lira e Renan Calheiros disputam para emplacar apadrinhados ao TST, diz site

Conselho Federal da OAB divulga nomes que disputam vaga de ministro destinada à advocacia

Por

Na segunda-feira (17/7), a Ordem dos Advogados do Brasil disponibilizou a lista dos nomes com as 28 inscrições deferidas para formação de lista sêxtupla para a vaga destinada à advocacia no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A vaga foi aberta em virtude da aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira, que deixou a Corte em outubro de 2022.

Arthur Lira, presidente da Câmara, entrou em disputa com o senador Renan Calheiros para emplacar seu candidato à vaga reservada aos advogados para ministro do (TST). A informação é de João Ferreira, do JuriNews.

Segundo o site, ambos os políticos estariam travando uma “queda de braço” que expõe seus candidatos e incomoda a OAB. O advogado alagoano Adriano Avelino é o candidato do presidente da Câmara dos Deputados. Enquanto Fernando Paiva, também alagoano, é o advogado apoiado pelo senador Renan Calheiros.

Dos 28 advogados, 21 são homens e 7 são mulheres, de todas as regiões do Brasil. Os nomes dos apadrinhados constam na lista divulgada pela OAB. (Confira aqui a lista)

Ainda, segundo o JuriNews, nesta disputa, comenta-se que Fernando Paiva tem um currículo com mais serviços prestados à Ordem do que seu conterrâneo Adriano Avelino. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, informou que, por se tratar de processo de eleição, com os votos de 81 conselheiros federais, todos que tiveram seus pedidos de inscrição deferidos podem concorrer democraticamente.

O pleno do Conselho Federal se reunirá em sessão prevista para 21 de agosto para elaborar a lista sêxtupla. Após essa etapa, a lista será enviada ao TST, que terá a responsabilidade de reduzir a lista a três nomes, os quais serão encaminhados ao Palácio do Planalto. A escolha final caberá, então, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: Renan Calheiros luta por desistência de Tebet à Presidência para que MDB apoie Lula

Edição: Karina Garcia, com informações do JuriNews.

Revisão: Vanessa Santos

Foto/Ilustração: Marcus Reis

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -