27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Agenda de Junho: Lula tem viagem marcada à Paris para participar de conferência climática

A cúpula “Novo Pacto Global de Financiamento” vai acontecer em Paris, entre os dias 22 e 23 de junho, e contará com a participação de diversos líderes globais

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mais uma viagem prevista na sua agitada agenda internacional do primeiro semestre de 2023. Lula deve viajar à França, entre os dias 20 e 23 de junho, para participar de uma conferência climática, promovida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

A cúpula “Novo Pacto Global de Financiamento” vai acontecer em Paris, entre os dias 22 e 23 de junho, e contará com a participação de diversos líderes globais.

A ideia de discutir um pacto global foi anunciada por Macron durante a COP27, em novembro de 2022, no Egito, em meio à decepção com a falta de resultados concretos da cúpula sobre o clima.

O objetivo do presidente francês é propor uma reforma do sistema financeiro global, para que os países mais pobres sejam capazes de lidar com desafios ligados às mudanças climáticas.

A ideia seria discutir um novo contrato entre os países do Norte e do Sul global, referência a países avançados e a nações de baixa e média renda, que viabilize projetos hoje travados por questões financeiras.

Além do clima, devem ser discutidos temas como combate à pobreza, reforma de organismos multilaterais, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, e soluções para países endividados.

Lula e Macron se encontraram durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, no dia 20 de maio. Segundo o governo francês, os presidentes conversaram sobre como mobilizar mais dinheiro contra a pobreza e para ajudar os países menos desenvolvidos na adaptação às mudanças climáticas.

Pouco antes, nos dias 10 e 11 maio, a embaixadora Amélie de Montchalin, representante da França na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube dos países ricos, esteve no Brasil para convidar Lula a participar da conferência de Macron.

Na ocasião, a embaixadora afirmou que a presença brasileira era muito importante, sobretudo por causa da Amazônia.

Visita ao papa no radar

Lula avalia esticar a viagem para outro país após a passagem por Paris. Uma das opções seria a Itália, para um possível encontro com o papa Francisco, no Vaticano.

Na quarta-feira (31), Lula conversou com o pontífice por telefone e logo depois mencionou em suas redes sociais a possibilidade de uma visita ao papa. “Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil”, disse o presidente no Twitter.

Leia mais: ‘Câmara Cidadã’: Segunda edição ultrapassa 9 mil atendimentos na zona sul

Por informações da CNN

Foto Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -