O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 7 de junho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2022. Os dados apresentados têm como fonte o questionário ampliado e, como referência, o segundo trimestre de 2022, com detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões.
Os comentários analíticos contemplam variados indicadores relacionados ao tema, entre os quais se destacam: analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade; nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de idade; taxa de escolarização, por faixas etárias; taxa ajustada de frequência escolar líquida, por níveis de ensino; motivo da não frequência à escola ou creche das crianças até 3 anos de idade; abandono escolar das pessoas de 14 a 29 anos de idade; condição de estudo e situação na ocupação das pessoas de 15 a 29 anos de idade; e aspectos da educação profissional (graduação tecnológica, curso técnico de nível médio e curso de qualificação profissional).
Quando pertinente, as estatísticas são também comparadas com as metas estruturantes do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei n. 13.005, de 25.06.2014), que dispõem sobre o direito à educação básica, à universalização do ensino obrigatório, à ampliação das oportunidades educacionais e à redução das desigualdades, subsidiando, assim, o acompanhamento de tais diretrizes.
__
Fonte: IBGE
Foto: Divulgação