27.3 C
Manaus
domingo, junho 16, 2024

UEA recebe homenagem na Câmara Municipal de Manaus (CMM)

A propositura é do vereador Márcio José Maia Tavares (Republicanos)

Por

Nesta sexta-feira (28/4), às 9h30, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a UEA será homenageada por oferecer formação superior a professores indígenas. A propositura é do vereador Márcio José Maia Tavares (Republicanos).

Em 2014, a UEA iniciou duas turmas de Pedagogia Intercultural Indígena no município de São Paulo de Olivença (distante 982.64 quilômetros de Manaus), ofertado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), e atendeu os povos Tikuna, Kambeba e Kokama.

Em 2016, a UEA deu início à formação dos povos Marubo, Matis, Matses e Kanamari, no Vale do Javari, também pelo Parfor. A formatura dos 34 professores indígenas no curso Pedagogia Intercultural, na região do Vale do Javari, ocorreu em 2022. A UEA é a primeira instituição do país a oferecer esse tipo de formação. A outorga de grau aconteceu no município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus em linha reta). Os formandos pertencem às etnias Marubo, Matis, Matses e Kanamari. O curso Pedagogia Intercultural Indígena é ofertado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e vinculado à Escola Normal Superior.

 

Leia mais: Iniciada obra para construção do Ambulatório Modelo dos cursos de saúde da UEA

 

Por informações da Assessoria

Foto: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -