O deputado federal pelo Ceará, André Fernandes (PL), tem postado vídeos em suas redes sociais, divulgando os nomes dos deputados federais e senadores que ainda não assinaram a lista para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro, ocorridos na capital federal. Em um deles, Fernandes ‘entrega’ quem são os representantes de Roraima que ainda não apoiaram a criação da CPMI.
Na lista, André Fernandes cita Albuquerque (Republicanos), Defensor Stélio Dener (Republicanos), Duda Ramos (MDB), Helena da Asatur (MDB), Zé Haroldo Cathedral (PSD), Gabriel Mota (Republicanos) e o senador Chico Rodrigues (União Brasil).
Até quinta passada, dia 13, segundo André Fernandes, a lista para a criação da CPMI tinha o número de assinaturas no mínimo, do padrão considerado suficiente, para a criação da investigação. No total, eram 193 assinaturas de deputados e 37 de senadores. Para a CPMI ser instalada, são necessários que 171 deputados assinem e 27 senadores.
Governo Lula é contra a CPMI
No dia 8 de fevereiro, um mês após o terrorismo bolsonarista, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, reforçou ser contra a abertura da comissão.
Para o ministro, não há necessidade de parlamentares promoverem a apuração, porque já existe uma investigação em andamento por parte das autoridades competentes.
Leia mais: Roraima: Sem dar detalhes, Setrabes vai alugar veículos por mais de R$ 2 milhões
—
Da Redação com informações Portal O Poder
Fotos: Divulgação / Ilustração Marcus Reis