O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) fez a leitura da Mensagem Governamental na manhã desta quinta-feira, 2/2, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a abertura dos trabalhos legislativos da Casa. Na ocasião, Lima também fez uma demonstração do balanço de seu primeiro mandato e falou das metas para esta nova gestão. Ainda na ocasião, Wilson Lima também recebeu o “Título de Cidadão Amazonense”.
Entre os destaques feitos pelo governador durante a leitura, estão: os investimentos em programas sociais, esportivos, em segurança pública, saúde, educação, habitação, a realização de concursos públicos, o pagamento de data-base de servidores estaduais, a defesa da Zona Franca de Manaus, das novas matrizes econômicas, as conexões aéreas com outros países, dentre outras áreas.
Lima também falou dos desafios de enfrentar uma crise sanitária com a chegada da pandemia da Covid-19, no Amazonas e de aparelhar o sistema de saúde nos hospitais de todo o Estado.
“Nenhum governante antes de mim passou pelo o que eu passei e teve que tomar decisões sobre um nível tão elevado de pressão. Nós não medimos esforços para fazer o melhor possível e o Amazonas saiu da pandemia [Covid-19] com o sistema de saúde mais robusto e fortalecido”, disse Lima pontuando os investimentos feitos no período para a melhoria dos atendimentos, como o aumento no número de Unidades de Cuidados Intensivos (UCIs), Centros de Terapia Intensivo (CTIs) e a implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior do Estado.
Quanto aos novos projetos, o governador se comprometeu em retirar as famílias da Comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste, por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim+).
“É compromisso nosso, retirar aquelas famílias ainda no primeiro semestre. Eu me refiro as famílias da Comunidade da Sharp. Ontem, inclusive, eu estava tratando disso e as máquinas já estão prontas para poderem fazer as obras que irão beneficiar a população que mora naquela região”, ressaltou Lima pontuando que esta é a primeira obra de saneamento com esta proporção, uma vez que ela faz parte de investimentos de saneamento básico na zona Leste, que incluem construção de parques, alargamento de vias no Complexo Viário Sul, facilitando a logística de empresas do Distrito Industrial.
Além disso, Wilson também falou de projetos habitacionais no interior do Amazonas e na capital, com a construção de conjuntos residenciais, além de investimentos feitos no setor primário. “Sei da importância em investir responsavelmente as verbas ao setor. Destinamos mais de R$ 54 milhões para a execução de projetos de emendas parlamentares voltadas ao setor primário nos 62 municípios”, destacou Lima pontuando os projetos em que estes valores foram empregados.
Ao término da leitura, Lima se emocionou em agradecer a parceria de sua esposa, a primeira-dama Taiana Lima, nesta caminhada. Wilson também agradeceu a sua equipe de secretários na ocasião.
Cidadão Amazonense – Natural de Santarém, no Pará, Wilson Lima também recebeu nesta quinta-feira, o “Título de Cidadão Amazonense”, concedido pela Aleam.
—
Por Edilânea Souza
Foto: Reprodução